Marília

Educação abre jornada especial a professores para aulas em tempo integral em 2024

Projeto instituído por decreto municipal visa regulamentar ensino integral na Educação Infantil de Marília (Foto: Arquivo/Marilia Noticia)

A Secretaria Municipal de Educação atribuirá novas aulas para o atendimento em tempo integral em creches e pré-escolas de Marília e dos distritos de Avencas, Lácio e Rosália no ano letivo de 2024.

A disponibilidade de nova jornada especial de 20 horas consta no Projeto de Educação em Tempo Integral nas Escolas Municipais de Educação Infantil, publicada na edição de quarta-feira (1) do Diário Oficial do Município de Marília (Domm).

Segundo o decreto, assinado pelo prefeito Daniel Alonso (sem partido), a implantação do projeto visa, inicialmente, as unidades escolares que atendem crianças de quatro meses a um ano e seis meses.

Escolas que atendem exclusivamente crianças de um ano e seis meses a cinco anos de idade não terão atribuição de aulas nas classes livres que “surgirem durante o ano”, ainda segundo o decreto do Executivo.

JORNADA

O projeto prevê o Regime de Dedicação Plena e Integral (RDPI) aos professores da Educação Infantil com carga horária de 50 horas semanais, considerando as 20 horas regulares, 20 da jornada especial e dez de estudos.

Ainda segundo o decreto, a atribuição de aulas na jornada especial será reservada a professores “em exercício pleno de suas funções e que demonstrem condições pedagógicas adequadas”, além de declaração assinada pelo RDPI.

Os professores escolhidos para atuarem em tempo integral serão avaliados bimestralmente pela direção da escola “através de instrumento próprio que demonstre a eficácia no desempenho de suas atribuições”.

DEMANDA

A abertura da jornada especial visa aprimorar o atendimento nas creches municipais. Até setembro, pelo menos 538 alunos estavam em lista de espera na Central de Vagas, segundo informou o Marília Notícia.

A Educação confirmou a informação em resposta a requerimento do Legislativo e apontou a necessidade de ampliações, reformas e abertura de novas unidades escolares para zerar a fila por matrículas em 2024.

Em resposta ao MN, a Educação informou que o projeto a ser implantado no próximo ano visa regulamentar o ensino em tempo integral na Educação Infantil do município e “possibilitar a permanência de parte dos docentes”.

A Secretaria Municipal da Educação apresenta a implementação de um projeto que terá como foco ressignificar a educação em tempo integral e instituir uma educação infantil comprometida como espaço da infância, da cidadania ativa e de aprendizagem e desenvolvimento”, informou, em nota.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Rodrigo Viudes

Recent Posts

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

3 horas ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

3 horas ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

3 horas ago

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…

3 horas ago

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…

3 horas ago

Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores nativas

Corte de árvores nativas não teve nenhuma autorização de órgão competente (Foto: Divulgação/PMSP) A Polícia…

3 horas ago

This website uses cookies.