Marília

Educação abre jornada especial a professores para aulas em tempo integral em 2024

Projeto instituído por decreto municipal visa regulamentar ensino integral na Educação Infantil de Marília (Foto: Arquivo/Marilia Noticia)

A Secretaria Municipal de Educação atribuirá novas aulas para o atendimento em tempo integral em creches e pré-escolas de Marília e dos distritos de Avencas, Lácio e Rosália no ano letivo de 2024.

A disponibilidade de nova jornada especial de 20 horas consta no Projeto de Educação em Tempo Integral nas Escolas Municipais de Educação Infantil, publicada na edição de quarta-feira (1) do Diário Oficial do Município de Marília (Domm).

Segundo o decreto, assinado pelo prefeito Daniel Alonso (sem partido), a implantação do projeto visa, inicialmente, as unidades escolares que atendem crianças de quatro meses a um ano e seis meses.

Escolas que atendem exclusivamente crianças de um ano e seis meses a cinco anos de idade não terão atribuição de aulas nas classes livres que “surgirem durante o ano”, ainda segundo o decreto do Executivo.

JORNADA

O projeto prevê o Regime de Dedicação Plena e Integral (RDPI) aos professores da Educação Infantil com carga horária de 50 horas semanais, considerando as 20 horas regulares, 20 da jornada especial e dez de estudos.

Ainda segundo o decreto, a atribuição de aulas na jornada especial será reservada a professores “em exercício pleno de suas funções e que demonstrem condições pedagógicas adequadas”, além de declaração assinada pelo RDPI.

Os professores escolhidos para atuarem em tempo integral serão avaliados bimestralmente pela direção da escola “através de instrumento próprio que demonstre a eficácia no desempenho de suas atribuições”.

DEMANDA

A abertura da jornada especial visa aprimorar o atendimento nas creches municipais. Até setembro, pelo menos 538 alunos estavam em lista de espera na Central de Vagas, segundo informou o Marília Notícia.

A Educação confirmou a informação em resposta a requerimento do Legislativo e apontou a necessidade de ampliações, reformas e abertura de novas unidades escolares para zerar a fila por matrículas em 2024.

Em resposta ao MN, a Educação informou que o projeto a ser implantado no próximo ano visa regulamentar o ensino em tempo integral na Educação Infantil do município e “possibilitar a permanência de parte dos docentes”.

A Secretaria Municipal da Educação apresenta a implementação de um projeto que terá como foco ressignificar a educação em tempo integral e instituir uma educação infantil comprometida como espaço da infância, da cidadania ativa e de aprendizagem e desenvolvimento”, informou, em nota.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Rodrigo Viudes

Recent Posts

Cultura anula edital da Aldir Blanc após parecer jurídico contrário

Anulação de chamamento público adia processo de seleção de projetos teatrais e de outras linguagens…

19 minutos ago

Ministério da Educação renova reconhecimento de cursos da Unimar e Univem

Curso de Medicina Veterinária da Unimar foi um dos tiveram reconhecimento renovado pelo MEC (Foto:…

38 minutos ago

Homem acusa a companheira de trocar fotos íntimas, arremessa copo e acaba preso

Um homem de 24 anos foi preso em flagrante na noite desta segunda-feira (2), acusado…

2 horas ago

Marília fecha 2025 com mais de 71,4 mil postos de trabalho formal

Marília fecha 2025 com saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada (Foto: Reprodução)…

2 horas ago

Pedestres acionam a PM e salvam professora de agressões em via pública

A atitude de pessoas que estavam na avenida João Ramalho, na zona sul, e testemunharam…

3 horas ago

Câmara aprova R$ 18,5 milhões para obras na Cascata e Parque do Povo

Vereadores aprovaram todos os projetos na primeira sessão ordinária de 2026 (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)…

3 horas ago

This website uses cookies.