Nesta terça, 4, encerra-se uma importante parte da história da telefonia celular. A partir desta data, os celulares da BlackBerry vão perder funcionalidades básicas, como ligações, mensagens SMS e conexão à internet via Wi-Fi e redes móveis, o que enterra de vez os aparelhos que já foram símbolo de modernidade e conectividade.
O fim acontece porque a empresa deixará de dar suporte ao seu sistema operacional próprio, o BlackBerry OS, o que afetará todos os aparelhos com BlackBerry OS 7.1 ou anteriores. O sistema operacional, diferencial dos aparelhos na metade da década de 2000, não conseguiu conter o avanço do iOS, da Apple, e, principalmente, do Android, do Google.
A própria BlackBerry não resistiu à plataforma do Google. Há seis anos, ela adotou o sistema operacional do antigo rival em seus próprios telefones. Com a aposentadoria, o cemitério de sistemas operacionais engolidos por Apple e Google ganha mais um membro. Lá, estão sistemas como o Symbian (Nokia), o Windows Mobile (Microsoft), o Windows Phone (Microsoft) e o Firefox OS (Mozilla).
Com 43% do mercado de celulares corporativos e governamentais em 2010, a BlackBerry acabou mudando seus telefones para Android, começando com o BlackBerry Priv de 2015. Na época, a empresa já havia encolhido e fracassado em cativar um público maior, apesar de diversas tentativas de conter os avanços do Google.
Para os mais apegados, porém, a empresa manteve seu próprio sistema operacional móvel funcional. No entanto, os servidores que mantêm o BlackBerry OS ativo estão finalmente sendo desligados nesta semana.
A data já tinha sido revelada em 2020, quando a BlackBerry anunciou que não iria continuar o suporte do sistema operacional a partir de 2022 nos modelos antigos. O encerramento do software da empresa também vai afetar os aparelhos com Android: algumas ferramentas nativas, como o acesso ao gerenciador de senhas e serviços de mensagem com PIN.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.