Reitor da Universidade de Marília, Márcio Mesquita Serva (Foto: Arquivo/Unimar)
O Hospital Oncológico Unimar (HOU) será inaugurado nesta segunda-feira (2) e a equipe de reportagem do Marília Notícia fez uma entrevista exclusiva com o reitor da Universidade de Marília (Unimar), Márcio Mesquita Serva.
Sua filha, Márcia Mesquita Serva, superintendente do Hospital Beneficente Unimar (HBU), também participou.
Destinado a ser referência no interior paulista, o HOU ocupará a íntegra da quarta torre do HBU, que passará a contar com uma equipe formada por 1,4 mil profissionais.
Com muita tecnologia, profissionais especializados e equipamento de ponta, o HOU já tem ampliação prevista para a quinta torre, que está em construção.
Veja abaixo o bate-papo na íntegra.
Marília Notícia: Qual o sentimento em ver o HOU sair do papel?
Márcio: O Hospital Oncológico Unimar é fruto de muito trabalho. Seguimos oferecendo para Marília e região um centro de saúde especializado que nos permita dar a continuidade em nossa missão de cuidar das pessoas de forma integral e humanizada em sua verdadeira essência, com o melhor atendimento e moderna infraestrutura, sempre prezando pela segurança e bem-estar dos pacientes, da comunidade hospitalar e acadêmica.
Marília Notícia: Foram quantos anos dedicados em busca deste feito?
Márcio: Decidimos junto com a equipe do HBU, há cinco anos, que a questão da oncologia era uma especialidade que não poderia deixar de existir no Hospital Beneficente Unimar, devido à importância no cenário local, regional e nacional, visto que a população está envelhecendo. A gente sabe que o cuidado do câncer se busca cada vez mais, e o hospital está sempre pronto para atender às demandas da população.
Marília Notícia: Qual o significado deste projeto para a Unimar e a família Mesquita Serva?
Márcio: O Hospital Oncológico Unimar, além da promoção à saúde, irá exercer um papel fundamental para o processo de aprendizagem dos acadêmicos dos cursos da área da saúde, assim como o HBU. A Universidade de Marília integra o grupo de excelência do MEC e tem altas notas nos principais órgãos avaliadores do país. Para a família Unimar é uma satisfação imensa, porque comprova que formamos profissionais altamente capacitados para cuidar de pessoas, contribuindo com a qualidade de vida não só dos marilienses, mas de muitos outros pacientes, por meio dos egressos espalhados por todo o mundo.
Marília Notícia: Com a entrega desta unidade, o que a Unimar espera ofertar para a população mariliense?
Márcio: O Hospital Oncológico dará continuidade na nossa missão de promover cuidado integral e humanizado, em local adequado e confortável para pacientes e familiares. Em constante desenvolvimento, o HBU foi entregue à população de Marília e região, há 21 anos, com apenas uma edificação e, até este momento, conta com três torres em atividade que oferece atendimento nas áreas: Clínica Médica Cirúrgica, Ambulatório Geral, Maternidade, UTI Neonatal, UTI Adulto, Otorrinolaringologia, Fonoaudiologia, Centro Obstétrico, Imagenologia, Cardiologia, Agência Transfusional, Laboratório de Análises Clínicas e Pronto Atendimento para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e particulares. Durante a pandemia, tornou-se referência para os cuidados de pacientes com sintomas de Covid-19, construiu a “Ala Roxa”, destinada apenas aos pacientes acometidos pelo coronavírus, podendo dar sequência nos tratamentos de pacientes com outras enfermidades, minimizando sua exposição ao vírus.
Márcia Mesquita Serva, superintendente do Hospital Beneficente Unimar (Foto: Arquivo/Unimar)
Marília Notícia: Como o prédio do HOU está composto hoje, estruturalmente falando?
Márcia: É um prédio novo que vai centralizar todos os tratamentos, como a Quimioterapia, Imunoterapia, Drogas Alvo e Hormonioterapia. A estrutura conta, também, com três novas salas cirúrgicas exclusivas para cirurgias oncológicas. A estrutura tem também três novas salas cirúrgicas, além de ambiente com ala arborizada, cafeteria, de fácil acesso e interligado com o Pronto Atendimento do HBU. Ou seja, é um ambiente idealizado com muito zelo para os pacientes.
Marília Notícia: Como se dará o atendimento no local? Como deve funcionar a estrutura do HOU?
Márcia: O Hospital Oncológico Unimar será dotado de toda estrutura e serviços visando atender plenamente o paciente. A equipe multidisciplinar vai dar o suporte, médico e psicológico, inclusive para a família. Tudo em ambiente humanizado, para trazer conforto ao paciente e aos familiares.
Marília Notícia: Ele será um braço do HBU ou funcionará de forma independente?
Márcia: Será um braço do HBU, atendendo o paciente de uma forma completa. Após os tratamentos, se houver necessidade dos serviços do HBU, o paciente será prontamente atendido e, da mesma forma, se dará o caminho inverso. Uma vez constatado o câncer, nos exames feitos no HBU, o paciente será automaticamente encaminhado para o Hospital Oncológico.
Marília Notícia: O Hospital Oncológico disponibilizará quantos leitos?
Márcia: São, ao todo, 46 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) à disposição para atender o paciente que se encontra em estado de saúde mais delicado, sendo estes, atendidos por uma equipe multidisciplinar altamente capacitada e 100% dedicada à melhora do paciente. O Hospital Oncológico terá ainda 84 leitos clínicos com vista para o vale proporcionando acolhimento diferenciado aos pacientes.
Marília Notícia: Deste total, quantos terão credenciamento SUS?
Márcia: Inicialmente o Hospital Oncológico vai atender pacientes particulares e por meio de convênios. O atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde) depende de credenciamento de leitos e mobilização política em Marília e em Brasília.
A princípio os atendimentos serão particulares ou por meio de convênios, mas a diretoria do HBU está em mobilização para o credenciamento ao SUS.
Marília Notícia: Além de leitos, quais serviços serão realizados no local (consulta, clínica, enfermaria, internação, cirurgia)?
O Hospital Oncológico Unimar irá ofertar à população a Quimioterapia, Imunoterapia, Drogas Alvo, Hormonioterapia, Hematologia, diagnóstico por imagem, Laboratório para exames, UTI Adulto e Centro Cirúrgico Oncológico, além dos cuidados realizados por Farmacêuticos Clínicos Especializado e Serviço de Odontologia Hospitalar.
Marília Notícia: No ano passado o HBU recebeu o PET/CT, equipamento de alta tecnologia, usado para detecção de nódulos, ele deve ser o diferencial do Hospital Oncológico?
Márcia: Com certeza o PET/CT será um diferencial no atendimento. Ele entra em operação dentro de aproximadamente seis meses. Mas o Hospital Oncológico terá uma gama muito grande de serviços. Vamos ter, ainda, o espaço da Radioterapia e a Hemodinâmica, a serem entregues em breve.
Marília Notícia: Quais serviços inéditos devem ser prestados para os moradores de Marília e da região?
Márcia: Além do PET/CT e do Acelerador Linear, nós vamos contar com cirurgias invasivas nos equipamentos de radioterapia, além da crioterapia, que também é único em toda a região, que tem como objetivo reduzir as chances de queda de cabelo durante o tratamento quimioterápico e também nós vamos trabalhar com terapias alternativas, integrando o cuidado do paciente de alta complexidade com a questão humana que é fundamental.
Hospital Oncológico Unimar será inaugurado nesta segunda (Foto: Divulgação/Unimar)
Evento reuniu pesquisadores de diferentes regiões do país (Foto: Divulgação) A Universidade de Marília (Unimar)…
Gestão destaca reformas concluídas, novas unidades em construção e reforço de verbas federais (Foto: Divulgação)…
Em uma live, prefeito Diogo Ceschim e sua equipe anunciaram o pagamento integral do 13º…
Ação do “Tupã Mais Limpa” passou por Universo e Parnaso e segue neste sábado em…
Momento de reconhecimento da deputada (Foto: Divulgação) A Fundação Brasileira de Marketing contemplou a deputada…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
This website uses cookies.