Marília

Doria corta R$ 1,5 milhão da Santa Casa em plena pandemia

Santa Casa de Marília é uma das referências para pacientes com Covid-19 (Foto: Divulgação)

A Santa Casa de Misericórdia de Marília afirma que vai sofrer um corte de R$ 1,5 milhão em seu orçamento deste ano, após determinação do governador João Doria (PSDB) publicada no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira (6).

Trata-se de um corte de recursos na ordem de 12% nos programas Pró-Santas Casas e Santas Casas SUStentáveis, destinados ao custeio das Santas Casas e hospitais filantrópicos de São Paulo.

O corte afeta não só o tradicional hospital mariliense, mas todas as Santas Casas paulistas e outros importantes órgãos de saúde que não visam o lucro.

Cerca de 180 entidades devem ser atingidas e elas são responsáveis por cerca de 60% dos atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente no interior do Estado. Para elas, a perda deve ser de R$ 80 milhões.

A medida, em plena pandemia, pegou de surpresa os dirigentes locais que estão preocupados com as graves consequências que podem ser acarretadas.

Este ano a Santa Casa de Marília esperava receber cerca de R$ 13 milhões dos dois programas que serão prejudicados pelo corte. Com a medida, esses recursos devem encolher para R$ 11,5 milhões, aproximadamente.

Para se ter ideia da gravidade da situação, o corte equivale a aproximadamente metade dos recursos repassados pela Prefeitura de Marília para a Santa Casa utilizar no combate à pandemia até agora, cerca de R$ 3 milhões.

A Santa Casa é uma das reverências municipais para internação de pacientes com Covid-19. Nos últimos dias os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) têm ficado totalmente lotados.

Com a redução dos repasses por determinação do governo Doria, a Prefeitura pode ter que aumentar os recursos a serem destinados para a Santa Casa. A entidade filantrópica também pode ficar mais dependente de outras fontes de receitas para impedir a suspensão de serviços.

Governo João Doria é responsável pela medida (Foto: Divulgação)

Repúdio

Edson Rogatti, diretor-presidente da Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp), se manifestou sobre a situação nesta sexta-feira (8).

“O setor que destina mais de 47 mil leitos de enfermaria, mais de 7 mil leitos de UTI ao SUS, representa mais de 50% das internações e mais de 70% dos atendimentos em alta complexidade, como oncologia, cardiologia e transplantes, está indignado com a resolução do governo estadual”, afirmou Rogatti.

De acordo com ele, em mais de 200 municípios do Estado, a Santa Casa ou o hospital filantrópico é o único equipamento de saúde para atendimento à população. “A redução dos recursos de custeio impactará em todos os atendimentos dessas unidades”, disse o diretor.

“Os programas estaduais já sofriam com defasagem dos valores e cortes anteriores, mas não irão suportar o mesmo volume e qualidade de atendimento com esse corte em plena pandemia”, completou.

Rogatti declarou ter esperança de que o governador impedirá qualquer tipo de redução dos recursos comprometidos para o setor filantrópico da saúde, mesmo com a publicação da resolução com o corte de recursos.

“Caso não encontre uma forma de remediar essa injustiça e se a legítima expectativa do setor que representa aproximadamente 60% dos atendimentos SUS não comover seu coração, a população só terá como alternativa buscar atendimento nos hospitais públicos estaduais”, concluiu o representante das Santas Casas se dirigindo a João Doria.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Jovem tenta matar ex-namorado com seis facadas em Garça

Mulher foi presa após esfaquear ex-namorado por não aceitar o final do relacionamento (Foto: Alcyr…

2 horas ago

Polícia Civil prende acusado de matar e assar gata em condomínio

Caê Bellini Saldanha foi preso pela equipe da Polícia Civil de Garça em Marília (Foto:…

6 horas ago

Troca de pneus rende prêmio de R$ 40 mil para moradora de Marília na Odair Pneus

Moradora de Marília foi contemplada com prêmio de R$ 40 mil (Foto: Divulgação) Uma simples…

6 horas ago

Em clima de Copa, Câmara convoca vereadores para sessão às 9h de segunda-feira

Plenário é o 'campo de jogo político' do Legislativo e do Executivo em Marília (Foto:…

8 horas ago

Exigências regulatórias da UE podem embarreirar pequenos cafeicultores

Restrições que serão impostas pelo Regulamento da União Europeia sobre Produtos Livres de Desmatamento (EUDR) até…

9 horas ago

This website uses cookies.