Marília e região

Docentes da Unimar são reconhecidas com bolsas de produtividade do CNPq

A Universidade de Marília (Unimar) celebra mais uma conquista acadêmica com três docentes incluídas na lista de bolsistas de produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), reconhecimento no mais alto nível nacional que destaca pesquisadores de excelência científica.

Essa conquista posiciona a Unimar entre as instituições de maior destaque na chamada de 2024, evidenciando sua referência na promoção de um ensino integrado à pesquisa e na formação de novos cientistas comprometidos com inovação e excelência acadêmica.

A pró-reitora de Graduação, Pesquisa e Pós‑Graduação da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, parabeniza as pesquisadoras e ressalta a importância dessa conquista. “Esse é um reflexo do empenho e da dedicação de nossas pesquisadoras. Parabéns à Sandra Barbalho, à Cláudia Rucco e à Maria Angélica Miglino pela conquista, vocês são motivo de muito orgulho para toda a Unimar. Além disso, esse feito fortalece o compromisso da Instituição com a excelência científica e ressalta o valor de uma formação integrada entre ensino, pesquisa e inovação. O reconhecimento pelo CNPq motiva toda a nossa comunidade acadêmica a seguir contribuindo para o avanço do conhecimento”, destaca.

Sandra Barbalho diz que é uma honra fazer parte dessa lista (Foto: Divulgação)

As pesquisadoras se juntaram aos professores Tânia Cristina Pithon Curi, Rui Curi e José Osvaldo de Sordi, que também são pesquisadores da Unimar já contemplados com a bolsa produtividade.

Concedida a pesquisadores com produção científica relevante, que contribuem para o avanço do conhecimento no Brasil. Na chamada de 2024, foram aprovados 5.617 bolsistas PQ, além de 84 em nível sênior e 336 nas modalidades tecnológicas, totalizando 6.037 contemplados. Desse total, 1.555 são bolsistas PQ pela primeira vez, o que representa cerca de 25% dos aprovados.

A concessão de bolsas PQ se destaca, também, por fortalecer o processo de aprendizagem dos acadêmicos, uma vez que permite que os docentes com alta qualificação orientem estudantes em pesquisas de ponta, assim, elevando o rigor metodológico, a produção científica e a inserção de futuros pesquisadores no cenário nacional.

De acordo com Sandra Barbalho, é uma honra fazer parte dessa lista. “Ser bolsista do CNPq é um reconhecimento enorme, porque nos coloca entre os pesquisadores de excelência científica no Brasil, além de consolidar a nossa posição de líder em pesquisa. É uma maneira de validar o esforço do pesquisador, mostrando a sua relevância científica. Isso traz um orgulho infinito e reforça o propósito de seguir em frente, pesquisando, ensinando novos alunos a seguirem nossos passos e ensinando a produzir pesquisa de qualidade. Também é uma maneira de inspirar outras mulheres cientistas, mostrando que é possível estarmos em patamares elevados na pesquisa científica. Enfim, é uma honra e uma alegria ter podido trazer esse reconhecimento para mim e para a Unimar”, destaca.

Cláudia Rucco também expressou sua alegria e gratidão pela conquista (Foto: Divulgação)

Cláudia Rucco também expressou sua alegria e gratidão pela conquista. “Ser contemplada com a Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq, a qual é um importante reconhecimento concedido a pesquisadores que se destacam em suas áreas no Brasil, sempre foi um sonho meu, mas considerava isso uma conquista muito difícil e distante. Agora, incentivada pela Universidade de Marília, decidi me candidatar e, para minha surpresa, fui selecionada. Recebo essa notícia com imensa alegria, gratidão e senso de responsabilidade. Agradeço profundamente à minha Instituição, aos companheiros de trabalho e aos apoiadores da trajetória. Este reconhecimento fortalece ainda mais meu compromisso com a ciência, a pesquisa no país e com minha Universidade. Ainda não consigo acreditar no que estou vivendo!”, celebra.

Maria Angélica Miglino é mais uma das integrantes dessa lista de excelência e destaca a alegria de ser selecionada. “Receber a Bolsa de Produtividade do CNPq, ao lado das professoras Sandra Barbalho e Cláudia Rucco, é uma grande conquista pessoal e institucional. A Unimar sempre acreditou e investiu em pesquisa, mesmo com recursos próprios, e agora começamos a colher os frutos desse esforço. Com o apoio da pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, criamos um ambiente colaborativo que incentivou os docentes a submeterem seus projetos. O resultado está aí: três bolsas neste edital e um total de seis pesquisadores PQs ativos. Isso representa não só o avanço da nossa Universidade, mas também a valorização profissional e pessoal dos professores, algo que a Unimar tem promovido com dedicação e visão de futuro”, enfatiza.

Maria Angélica Miglino é mais uma das integrantes dessa lista de excelência (Foto: Divulgação)

O reitor da Universidade de Marília, Márcio Mesquita Serva, destaca o grande feito das pesquisadoras. “É com imenso orgulho que parabenizo, em nome de toda a reitoria, a Sandra Barbalho, a Cláudia Rucco e a Maria Angélica Miglino por terem sido contempladas com a bolsa de produtividade em Pesquisa do CNPq. Reconhecimentos dessa magnitude reforçam a posição da Unimar como um ambiente fértil para a formação de novos pesquisadores e para a produção de conhecimento com impacto social. Parabéns pesquisadoras pela dedicação e por elevarem ainda mais o nome da nossa instituição. Que este marco inspire toda a nossa comunidade acadêmica a buscar, com entusiasmo, a contribuição para um futuro mais inovador e transformador”, finaliza.

Marcelo Moriyama

Recent Posts

SUS realiza mutirão com mais de 61 mil cirurgias e exames neste fim de semana

Profissionais de saúde se mobilizam em 188 hospitais (Foto: Agência Brasil) O Ministério da Saúde…

18 horas ago

Câmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetos

Mesa Diretora do Legislativo mariliense; última sessão ordinária do ano terá 13 projetos na Ordem…

18 horas ago

Idosa de 74 anos perde R$ 116 mil em golpe e revela ‘estelionato emocional’

Uma idosa de 74 anos perdeu todas as “economias de uma vida”, estimadas em cerca…

18 horas ago

Hugo Motta defende servidora alvo da PF em investigação sobre emendas

Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Foto: Agência Brasil) O presidente da Câmara dos…

18 horas ago

Desigualdade social limita acesso à educação infantil no Brasil, aponta estudo

Cerca de 70% das crianças de baixa renda inscritas no CadÚnico estão fora da creche…

18 horas ago

Acesso às favelas de Marília tem 10% das vias restritas a pedestres e motos

Acesso é restrito em algumas comunidades da cidade (Foto: Marília Notícia) O Instituto Brasileiro de…

18 horas ago

This website uses cookies.