Vitrine MN

Do cansaço à prevenção, Sesi Marília debate saúde nas indústrias

Workshop foi realizado no anfiteatro do Sesi Marília (Foto: Gracy Santos/Marília Notícia)

Nos últimos anos, a saúde mental tem ganhado espaço como uma questão fundamental no ambiente de trabalho. Cada vez mais, estudos apontam que o estresse, a ansiedade e outros transtornos psicossociais impactam diretamente na produtividade e na qualidade de vida dos trabalhadores.

Preocupado com a saúde laboral, o Sesi Marília realizou na manhã desta quinta-feira (29) o workshop Indústria em Foco, para tratar sobre a nova exigência da Norma Reguladora (NR-1), do Ministério do Trabalho e Emprego. O evento reuniu representantes do setor de toda a região.

A última atualização da NR-1, em 2024, passou a exigir das empresas o gerenciamento e um programa de gerenciamento de riscos, incluindo fatores psicossociais, que impactam na saúde mental dos trabalhadores.

Palestrante do workshop, o médico do trabalho e especialista em saúde ocupacional e riscos psicossociais, Álvaro Simões, orientou a indústria sobre a importância do cuidado da “sociedade da ansiedade”.

Médico do trabalho e palestrante do workshop, Álvaro Simões (Foto: Gracy Santos/Marília Notícia)

“Nós vivemos uma sociedade do cansaço. A indústria tem que focar em ajudar os trabalhadores que tenham fatores externos que possam trazer adoecimento, ajudá-los a se manterem saudáveis, e com isso todo mundo ganha”, afirmou.

Segundo Simões, o trabalho na indústria traz satisfação pessoal porque “está produzindo riquezas e produtos que trazem o bem-estar para as pessoas, ao contrário de outras áreas em que o trabalho não dá esse tipo de resultado.”

Mediado pela coordenadora de relações com a indústria e comunidade de Marília e região do Sesi Marília, Vanessa Sapucaia, o workshop teve participação do coordenador de operações estratégicas do Sesi São Paulo, Renato Rocha Canno.

“As empresas devem estar atentas para que haja uma simbiose entre as áreas e que mantenham esse gerenciamento. É preciso colocar a saúde e segurança no trabalho entre os pilares principais de desenvolvimento sustentável”, afirmou o coordenador.

INTEGRAÇÃO

As ações sugeridas no workshop complementarão as ações já realizadas na indústria da cidade e região. É o caso, por exemplo, da Coca Cola, representada no evento pela coordenadora de segurança do trabalho, Josiane Miquele.

Coordenadora de segurança do trabalho da Coca Cola, Josiane Miquele (Foto: Gracy Santos/Marília Notícia)

“Acredito que o workshop foi muito esclarecedor, pois abre um leque diferente ao que estávamos preocupados em relação à NR-1. Fez a gente entender a necessidade de um trabalho mais integrado para promover resultados positivos aos trabalhadores”, afirmou.

A coordenadora afirmou ainda que a empresa tem notado uma crescente preocupação de seus colaboradores em relação à ansiedade. “Temos feito uma série de ações em paralelo ao que ouvimos aqui para mitigar riscos”, afirmou.

PARCERIA

A coordenadora de relações com a indústria e comunidade de Marília e região do Sesi Marília, Vanessa Sapucaia, destacou a importância da proximidade com os principais beneficiados da realização do workshop.

Coordenadora de relações com a indústria e comunidade do Sesi Marília, Vanessa Sapucaia (Foto: Gracy Santos/Marília Notícia)

“O mais importante é traçar parcerias com os industriários de nossa região e trazer segurança nas informações, além das ferramentas adequadas oferecidas pelo Sesi com uma equipe altamente especializada”, afirmou.

A coordenadora informou ainda sobre a importância da realização de eventos que tratem sobre as atualizações das normas reguladoras. “Isso impacta diretamente na saúde e no bem-estar de todos os colaboradores”.

As perguntas feitas pelos presentes durante o workshop serão encaminhadas aos que estiveram presentes. O Sesi Marília também dispõe de um e-book sobre a temática nas versões física e digital.

O workshop Indústria Em Foco vai percorrer um total de oito cidades. As próximas serão São José do Rio Preto, em 16 de junho, e Birigui, no dia seguinte.

Saúde mental no ambiente industrial deixou de ser um assunto apenas individual (Foto: Gracy Santos/Marília Notícia)

A saúde mental no ambiente industrial deixou de ser um assunto apenas individual para se tornar uma prioridade coletiva. Com a atualização da NR-1 e a realização de eventos como o workshop do Sesi Marília, cresce a conscientização sobre a necessidade de integrar cuidados emocionais às políticas de segurança e saúde do trabalho. Essa mudança representa um passo fundamental para construir ambientes mais saudáveis, produtivos e humanos, onde o bem-estar dos trabalhadores seja tão valorizado quanto a eficiência da produção.

Preocupação comum representa um passo fundamental para construir ambientes mais saudáveis (Foto: Gracy Santos/Marília Notícia)
Sesi Marília dispõe de um e-book sobre a temática nas versões física e digital (Foto: Gracy Santos/Marília Notícia)
Rodrigo Viudes

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

11 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

11 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

11 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

11 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

20 horas ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

1 dia ago

This website uses cookies.