Tecnologia

Dieta Digital: O que fazer na era das informações instantâneas

Sempre começamos um novo ano com um balanço do que se encerrou e planos para os próximos 12 meses. Projetos pessoais, cuidar da saúde, planejamento financeiro… Hoje vou deixar algumas ideias de resoluções para que a vida digital seja mais saudável em 2020.

É bom começar com cuidado com privacidade e segurança rede. Desde que adotamos o uso da internet para quase tudo em nossas vidas, deixamos as portas abertas para o fim de nossa privacidade e para a ação de oportunistas a fim de aplicar golpes. A dica aqui é entender um pouco mais do assunto e adotar comportamentos que possam evitar dores de cabeça ao longo do ano.

Evite compartilhar informações pessoais em redes sociais. Ative as configurações de privacidade e segurança de seu computador (navegador, apps e redes que você mais usa). Use e abuse da autenticação com dois fatores em seus serviços (aquela que exige um código enviado via SMS ou outro app para entrar em serviços como seu e-mail, WhatsApp, Facebook, Instagram, etc). E claro, lembre-se de tomar cuidados básicos com suas senhas. É saudável trocar senhas de tempos em tempos. Evite compartilhá-las com terceiros e nunca use a mesma senha em mais de um serviço ou tenha senhas muito fáceis e baseadas em informações pessoais conhecidas (como aniversário ou nome de familiares). E se receber qualquer mensagem estranha pedindo códigos de autenticação ou senhas, desconfie e não responda – é assim que começam muitos golpes via WhatsApp.

Também é bom ter uma dieta informacional mais saudável – com menos fake news e mais combate à desinformação. Seja crítico com qualquer informação que ler ou ver na internet – especialmente aquelas que chegam nos grupos do WhatsApp. A receber uma notícia, mesmo que ela confirme o que você já acha ou acredita, confira se a fonte é boa, se os dados fazem sentido. Uma pesquisa rápida no Google pode ajudar a mostrar se a notícia é falsa ou não. Na dúvida, desconfie. Mais importante: só passe a informação adiante se tiver certeza de que é verdade. Assim, você ajuda a diminuir o poder da indústria de “fake news”. Vale lembrar que o “só acredito vendo” não funciona mais: com o avanço dos deepfakes, já é possível criar vídeos e áudios falsos, mas que passam por verdadeiros.

Também vale adotar um regime de desconexão intermitente. É saudável se desconectar de vez em quando e curtir um pouco a vida offline, sem notificações a todo instante. Deixe seu celular no modo silencioso ou desligado, leia um bom livro ou simplesmente não faça nada. Uma dica é checar os apps de controle de tempo de tela (Screen Time no iOS, Bem-Estar Digital no Android). Você verá que usa mais o celular do que imagina e vive sendo interrompido por ele. Aqui, menos é mais!

Amanda Brandão

Published by
Amanda Brandão

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

2 horas ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

7 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

11 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

11 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

11 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

11 horas ago

This website uses cookies.