O inverno começa oficialmente nesta quarta-feira (21), às 11h58, com duração até o dia 23 de setembro, às 3h50. Será, inclusive, o dia mais curto e a noite mais longa do ano. As informações são do meteorologista José Carlos Figueiredo, do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
De acordo com Figueiredo, a estação deve ser marcada por períodos de pouca chuva e entrada de pelo menos outras duas massas de ar polar, que devem ocasionar dias de frio intenso.
“Na verdade, nós não temos as quatro estações do ano bem definidas. Temos períodos de seca e de chuva. Nosso inverno é o ápice da baixa umidade, principalmente entre junho e agosto”, analisa o profissional.
Marilienses podem se preparar, portanto, para um período de escassez de chuva e baixas umidades, principalmente entre as 13h e 14h, ainda segundo o meteorologista.
“Importante ressaltar os perigos das queimadas nessa época. A população deve se atentar para não colocar fogo em lixo, objetos ou qualquer outra situação similar”, pondera Figueiredo.
O aumento de doenças respiratórias é outro ponto presente e que merece atenção no inverno.
EL NIÑO
A chegada do fenômeno El Niño – ou seja, o aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico equatorial -, bastante debatida por climatologistas, não deve afetar de forma intensa a região de Marília.
“No Brasil, os reflexos são mais sentidos nos extremos, Sul e Norte/Nordeste do país”, confirma o meteorologista Mamedes Luiz Melo, do Instituto Nacional de Meteorologia (InMet) ao Marília Notícia.
Por enquanto, ainda não é possível entender a intensidade do fenômeno, que deve ser mais “visível” a partir do mês de julho.
O que estudiosos discutem para a região mais central, onde fica o município mariliense, é sobre a regularidade das chuvas. “Deve haver certa irregularidade nas precipitações durante a estação”, confirma Mamedes.
No geral, porém, o inverno deve ser seco, com baixas umidades e temperaturas mais elevadas.
Confusão e morte movimentaram o bairro Ouro Verde em Ourinhos (Foto: Laperuta Júnior/Passando a Régua)…
Flagrante aconteceu durante ação do grupo tático da PM Rodoviária (Foto: Divulgação/PMSP) Um homem foi…
Governador Tarcísio de Freitas entregou recurso a Tupã em evento no Palácio dos Bandeirantes (Foto:…
Um homem de 24 anos, que trabalha como coletor, foi preso em flagrante na tarde…
Vinicius Camarinha está no segundo mandato como prefeito de Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Em…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante na noite desta terça-feira (16) por…
This website uses cookies.