Marília

Dia da Mulher Negra será comemorado quarta no Teatro Municipal

Teatro Municipal “Waldir Silveira Mello” irá receber evento nesta quarta-feira.

Está chegando um dia de extrema importância para a comunidade negra de Marília, o Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, um evento que surge da iniciativa do coletivo Negras Ginga voltado para as questões e discussões étnico-raciais que prioriza e nas problemáticas que tange à mulher negra: racismo, machismo e sexismo.

A data a ser comemorada é o dia 25 de julho, que surgiu da junção de várias mulheres negras no ano de 1992, em Santo Domingo, na República Dominicana, quando aconteceu o 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, onde “essas mulheres internacionalizaram o debate que faz surgir o movimento das mulheres afro-latinas e caribenhas, contribuindo desta maneira para a criação da maior antena preta feminista”.

Essa união permitiu a aproximação de profissionais de comunicação, cultura, acadêmicos e áreas afins que hegemonizaram a luta negra na diáspora de forma continental. Data que nos dias de hoje, temos orgulho em comemorar.

Em Marília um grande evento será realizado nesta quarta-feira (25), às 19h30, no Teatro Municipal “Waldir Silveira Mello”, com várias atrações e a entrada será um quilo de alimento não perecível.

O 25 de Julho inaugura o feminismo negro via aglutinação da resistência não é uma data qualquer para as mulheres negras e em 2 de junho de 2014 a presidenta Dilma Rousseff sancionou a lei nº 12.987/2014, que “é instituído o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, a ser comemorado anualmente em 25 de julho”.

E isto significa o rompimento com um feminismo que nunca nos contemplou. Resgata a luta das mulheres negras da diáspora, iniciada ainda na década 70, através das feministas negras em pontos diferentes da diáspora.

O evento tem uma programação bem dinâmica, com o objetivo de contemplar todas as mulheres negras. As atrações do evento são: Preta Lu (Maranhão), Cia Styllo Black (Tupã), Edna Aparecida (Araraquara), Jéssica Guindas (Marília), Alice Lourenço (Marília), Templo das Águas – Mãe Elisa (Marília), The Diamonds (Marília), Capoelas (Marília), Templo de Umbanda Filhos do Cabloco Cobra Coral – Pai Maycon (Marília).

A entrada será um quilo de alimento não perecível.

Amanda Brandão

Recent Posts

Prefeitura suspende servidor acusado de agredir criança na rede municipal

A Prefeitura de Marília suspendeu por 90 dias um servidor público acusado de ter agredido…

33 minutos ago

Marília prepara 30ª edição da Paixão de Cristo para abril de 2026

Encenação da Paixão de Cristo na zona sul de Marília (Foto: Divulgação) A Prefeitura de…

34 minutos ago

Prefeitura de Tupã dá sequência a trabalho de manutenção de estradas rurais

Manutenção tem sido realizada na zona rural de Tupã (Foto: Divulgação) Equipes da Secretaria de…

37 minutos ago

Suspeito foge de ação da Dise, mas deixa chave Pix anotada e favorece identificação

Droga estava em uma sacola, deixada pelo envolvido; olheiro era pago com pinos, segundo relato…

1 hora ago

Procurado pela Justiça por violência doméstica, pedreiro é preso pela PM em Ocauçu

Um homem de 35 anos, procurado pela Justiça, foi preso na noite desta quinta-feira (5)…

1 hora ago

Jovem é esfaqueado ao defender a irmã de assédio na zona oeste

Um jovem de 22 anos ficou ferido após ser atingido por golpes de faca na…

3 horas ago

This website uses cookies.