Lara, de sete anos, recebe o conforto da mãe na hora de enfrentar a agulha (Foto: Carlos Rodrigues/Marília Notícia)
Dia chuvoso, grande número de crianças com casos positivos de Covid-19 na família – em fase de transmissão –, além da onda de boatos em redes sociais, contribuíram para reduzir a busca pela vacina no “Dia D” da campanha Imuniza Kids, neste sábado (29).
Mas quem encarou o mau tempo, encontrou atendimento rápido nos postos de saúde, que não tiveram filas. Foram disponibilizadas cinco mil doses de vacina para a faixa etária entre sete e 11 anos, sem comorbidades; apenas 1.372 foram aplicadas, 27% do total.
Tradutor Heber levou os filhos para receberem a vacina; ‘decisão já estava tomada’ (Foto: Carlos Rodrigues/Marília Notícia)
Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Alto Cafezal (zona Oeste), o movimento foi expressivo quase o dia todo, com poucos momentos de sala de vacina vazia – somente durante chuva mais intensa.
O tradutor Heber Rodrigues de Souza levou os dois filhos, Nícolas de dez anos e Miguel, de sete, para tomarem a vacina. Ele conta que a decisão já estava tomada e as crianças sempre foram imunizadas.
Nícolas, de dez anos, preferiu fechar os olhos (Foto: Carlos Rodrigues / Marília Notícia)
A dona de casa Fátima Melo – mãe da Lara, de sete anos – não vê espaço para dúvidas. “As aulas vão voltar e precisamos que eles estejam protegidos. Já tivemos dois anos muito difíceis e precisamos superar tudo isso”, diz.
A avó coruja Ronilda Vieira, moradora na zona Norte, compartilhou o momento da neta Alice Rayssa Vieira nas redes sociais.
Miguel ficou surpreso: ‘só uma picadinha’ (Foto: Carlos Rodrigues / Marília Notícia)
“Minha princesa está vacinada. Que venha a segunda dose, no dia 26 de fevereiro. A vovó estará lá para segurar sua mão, sempre”, compartilhou, com a foto da neta de oito anos.
Para Ronilda, a história da vacina no Brasil é sinônimo de proteção. “Vacinamos as crianças desde sempre. Agora não é diferente. É uma das formas que temos para a proteção contra esse vírus, que já causou tanto mal”, destaca.
Ronilda compartilhou em rede social o momento da neta Alice (Foto: Arquivo Pessoal)
ESTRUTURA
O “Dia D” da campanha Imuniza Kids em Marília teve a desvantagem de ter sido convocado na véspera. A Prefeitura mobilizou estrutura de 240 servidores e ofertou cinco mil doses de vacina. Expectativa de grande procura acabou não se confirmando.
Logística foi preparada e mobilizou 29 unidades de saúde, com distribuição de senhas, sendo 135 vagas para Unidade Saúde da Família (USFs) e 270 nas UBS. Expectativa foi de que cada sala de vacina pudesse atender até dez crianças por hora.
Gestão prevê novas ações e explica motivos de adesão não ter superado oferta de doses (Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa)
“A chuva, aquele caso de Lençóis [já esclarecido pela Secretaria de Estado da Saúde e não associado à vacina] e também o fato de que estarmos com uma transmissão muito alta, com muitas crianças com familiares positivos, afetam de alguma forma a campanha. Mas vamos fazer novas ações”, garante ao Marília Notícia o secretário municipal da Saúde, Cassio Luiz Pinto Júnior.
“Nos ajude a conscientizar a todos da importância de proteger nossos pequenos e todos nós contra esse terrível vírus”, apela a gestão da Saúde, em nota que confirmou os dados, na noite do “Dia D”.
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.