Política

Capitão Augusto e Dani Alonso pedem punição para a escola de samba Vai-Vai

Escola de samba foi acusada de ‘demonizar’ os policiais de São Paulo (Foto: Divulgação)

O deputado federal Capitão Augusto (PL) e a deputada estadual Dani Alonso (PL) pedem punição, em ofício encaminhado ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e ao prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), para a escola de samba Vai-Vai. No sábado (10), a agremiação levou ao Sambódromo do Anhembi um enredo com críticas a policiais militares.

No documento assinado pelos dois parlamentares, a alegoria da Vai-Vai foi repudiada. “De forma deliberadamente ofensiva, os policiais militares e outros agentes de segurança foram retratados como figuras demoníacas em uma de suas alegorias. Tal atitude não somente desrespeita a honra e a dignidade dos profissionais que dedicam suas vidas à proteção da sociedade, mas também contribui para a propagação de uma imagem negativa das forças de segurança, em um momento em que se faz mais necessário do que nunca o reconhecimento e o apoio ao seu trabalho”, consta no documento.

De acordo com os deputados, a situação é ainda mais grave pelas revelações de possíveis ligações entre a referida escola de samba com organizações criminosas, incluindo a facção do Primeiro Comando da Capital (PCC). “Estas associações são extremamente preocupantes, pois sugerem uma tentativa de minar a confiança pública nas instituições responsáveis pela segurança e ordem pública, além de possivelmente ameaçar a integridade do Carnaval como espaço de expressão cultural livre de influências nefastas”, complementaram.

Capitão Augusto e Dani Alonso querem proibir Vai-Vai de receber recurso público (Foto: Divulgação)

Capitão Augusto e Dani Alonso finalizam o ofício com pedido de punição frente à atitude da escola de samba de São Paulo. “Proponho que a escola de samba Vai-Vai seja proibida de receber recurso público no próximo ano fiscal, como forma de sanção pela conduta irresponsável e ofensiva demonstrada. Tal medida não apenas servirá de punição apropriada, mas também como um claro sinal de que ofensas contra as instituições e profissionais de segurança não serão toleradas em nosso Estado”, destacaram.

Os parlamentares também querem que sejam reforçados os critérios para a concessão de apoio financeiro e patrocínio a entidades e eventos culturais. “Temos que assegurar que estas entidades não estejam de forma alguma associadas a atividades criminosas ou que promovam mensagens de ódio e desrespeito contra quaisquer grupos ou instituições”, concluíram.

Em nota, a escola de samba Vai-Vai, do bairro Bela Vista, justificou que não houve ofensas a policiais, porque uma das alegorias celebrou os 40 anos da cultura Hip Hop no Brasil e contou com a participação dos artistas Mano Brown e KL Jay, dos Racionais MCs. As letras das músicas foram apenas contextualizadas no sambódromo.

“A ala retratada no desfile de sábado, da escola de samba Vai-Vai, à luz da liberdade e ludicidade que o Carnaval permite, fez uma justa homenagem ao álbum e ao próprio Racionais MCs, sem a intenção de promover qualquer tipo de ataque individualizado ou provocação, mas sim uma ala, como as outras 19 apresentadas pela escola, que homenageiam um movimento”, declarou em nota a escola, que ficou em oitavo lugar na classificação geral, com 269,4 pontos.

A campeã do Carnaval de São Paulo deste ano com 270 pontos foi a escola de samba Mocidade Alegre, do bairro do Limão, na zona norte da Capital.

O governador Tarcísio e o prefeito de São Paulo Ricardo Nunes ainda não se pronunciaram oficialmente sobre o desfile da Vai-Vai. O ofício foi assinado pelos deputados Capitão Augusto e Dani Alonso na última segunda-feira (12).

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Gustavo César

Recent Posts

Região de Marília tem 3,32 médicos para cada mil habitantes

DRS de Marília reúne 3.766 médicos para atender uma população estimada em 1,1 milhão (Foto:…

2 horas ago

Estado de São Paulo confirma segundo caso de sarampo em 2025

O Estado de São Paulo registrou o segundo caso de sarampo este ano. Segundo a Secretaria…

2 horas ago

Super Férias do Sesi volta em janeiro com quatro semanas intensas de atividades

Tradicional programa Super Férias do Sesi Marília está de volta (Foto: Divulgação) O tradicional programa…

2 horas ago

Baixa pontuação faz Marília perder certificação ambiental estadual

Marília ficou mal posicionada em ranking ambiental paulista (Foto: Arquivo/Marília Notícia) O resultado do Ranking…

3 horas ago

Danilo da Saúde pede que USF Aeroporto seja incluída no programa de reformas

Presidente da Câmara de Marília, Danilo da Saúde, protocolou e teve aprovado por unanimidade o…

3 horas ago

Vinicius sanciona lei para pagar adicional a agentes de saúde e endemias

O prefeito de Marília, Vinicius Camarinha (PSDB), sancionou a lei que autoriza o pagamento de…

3 horas ago

This website uses cookies.