Marília

Dengue é endêmica e pode virar epidemia, diz Prefeitura

Lupércio Garrido, da Divisão de Controle de Zoonoses, citado pela Prefeitura (Foto: Divulgação)

“Há informações do Médico Veterinário do Município, senhor Lupércio Lopes Garrido Neto, de que a dengue tipo 2 encontra-se instalada de forma endêmica na cidade, com risco de epidemia”, afirma a Prefeitura de Marília em uma ação que corre no Fórum Estadual.

Lupércio é um dos mais experientes servidores da Divisão de Controle de Zoonoses do município e a informação consta em uma ação protocolada pela Prefeitura de Marília no começo deste mês. Em 2019, até agora, são aproximadamente 3 mil casos confirmados da doença.

O objetivo da administração, com o processo, é obrigar o proprietário de terrenos com entulho e lixo na zona Norte a limpar as áreas.

Uma decisão liminar da Vara da Fazenda de Marília acaba de sair, foi publicada esta semana, com prazo de 10 dias para a limpeza por parte do réu sob pena de multa diária de R$ 500.

No começo do mês o Marília Notícia revelou em primeira-mão que o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) feito na cidade durante outubro apontou o crescimento da infestação do mosquito transmissor de dengue, chikungunya e zika.

O LIRAa mais recente mostrou que a cidade voltou para “situação de alerta” sobre a possibilidade de novo surto de dengue.

O Ministério da Saúde considera que índices inferiores a 1% indicam “condições satisfatórias” e de 1% a 3,9% considera “situação de alerta”. Quando acima de 3,9%, a infestação representa “risco de surto de dengue”.

No mês de agosto em 0,5% dos imóveis visitados foram encontradas larvas do mosquito que também transmite chikungunya e zika. Trata-se do chamado índice predial, que desta vez subiu para 1,2%.

Ainda que o índice tenha piorado em relação a agosto, a situação local ainda é melhor do que a encontrada no começo do ano.

Em fevereiro o mesmo índice também apontou “situação de alerta” para a presença de larvas nos imóveis verificados, mas com 2,6% positivos. Em maio o índice estava em 2,8%.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Operação Cata Treco atende cinco áreas da região central nesta segunda-feira

Operação chega à região central nesta segunda-feira para recolher materiais inservíveis (Foto: Divulgação) A Prefeitura…

8 minutos ago

Prefeitura lança Projeto Verão com atividades esportivas em várias regiões de Marília

Iniciativa da Selj amplia oferta de atividades gratuitas durante duas semanas (Foto: Divulgação) A Prefeitura…

12 minutos ago

Mulher é presa ao tentar entrar com droga na penitenciária de Álvaro de Carvalho

Uma mulher foi presa em flagrante por tráfico de drogas ao tentar entrar com entorpecente…

18 minutos ago

Empresário morto em acidente de moto na região de Marília é sepultado no PR

Natural de Faxinal, Jackson era dono de uma vidraçaria em Tarumã (Foto: Divulgação/Redes Sociais) Será…

37 minutos ago

Motociclista morre após acidente na rodovia Rachid Rayes, em Echaporã

Vítima morreu após acidente na SP-333 em Echaporã (Foto: The Brothers) Um motociclista morreu na…

22 horas ago

Cinco anos após vacinação, covid recua no Brasil, mas ainda provoca mortes

Especialistas defendem reforço da imunização após registro de 1,7 mil mortes (Foto: Agência Brasil) Cinco…

23 horas ago

This website uses cookies.