Terreno baldio com lixo: ideal para procriação do mosquito
Em menos de um mês a Vigilância Epidemiológica de Marília já contabilizou mais de 600 casos suspeitos de dengue. O descuido dos moradores, chuvas, altas temperaturas e a pouca eficiência do poder público na fiscalização da limpeza de terrenos têm colaborado para este quadro. A situação pode se concretizar na pior epidemia da história da cidade.
A partir desta segunda feira, dia 19, agentes comunitários de saúde estarão percorrendo toda a cidade, em um mutirão contra a dengue. “Com as chuvas e as altas temperaturas, a incidência do mosquito transmissor está aumentando. É preciso um esforço conjunto com a população para a eliminação de criadouros. Vamos atuar em toda a área urbana. Peço a população que colabore, eliminando os objetos que possam acumular água, ambiente favorável à proliferação do Aeds aegypti”, destacou o secretário da Saúde, Luiz Takano.
O médico destacou que recentemente foi realizada a nebulização de inseticida para matar os mosquitos adultos, mas, agora é essencial a eliminação das larvas. “Peço para que os marilienses permitam a entrada dos agentes em suas casas. Se houver a constatação de objetos com água e larvas, a eliminação deve ser imediata. Destaco também uma atenção especial para com os terrenos baldios e casas fechadas para venda ou locação. É preciso ter cidadania. O mutirão será um preparo para em breve realizarmos uma nova nebulização contra o mosquito”, finalizou Takano.
Fiscalização em terrenos
Segundo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos haverá um aumento da fiscalização em terrenos baldios por toda a cidade.
Constatado o mato alto, o proprietário será notificado para a limpeza do terreno, tendo um o prazo de 10 dias para a execução do serviço (após a data do recebimento desta notificação). Se não houver a solução, o proprietário será autuado pela fiscalização. Em média, todo o processo (levantamento, notificação e autuação) é realizado entre 25 a 30 dias.
O Setor de Fiscalização de Posturas informa também que o valor da multa para autuação varia de R$ 0,51 a R$ 1,53 o metro quadrado (conforme tabela elaborada pela Prefeitura).
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.