Terreno baldio com lixo: ideal para procriação do mosquito
Em menos de um mês a Vigilância Epidemiológica de Marília já contabilizou mais de 600 casos suspeitos de dengue. O descuido dos moradores, chuvas, altas temperaturas e a pouca eficiência do poder público na fiscalização da limpeza de terrenos têm colaborado para este quadro. A situação pode se concretizar na pior epidemia da história da cidade.
A partir desta segunda feira, dia 19, agentes comunitários de saúde estarão percorrendo toda a cidade, em um mutirão contra a dengue. “Com as chuvas e as altas temperaturas, a incidência do mosquito transmissor está aumentando. É preciso um esforço conjunto com a população para a eliminação de criadouros. Vamos atuar em toda a área urbana. Peço a população que colabore, eliminando os objetos que possam acumular água, ambiente favorável à proliferação do Aeds aegypti”, destacou o secretário da Saúde, Luiz Takano.
O médico destacou que recentemente foi realizada a nebulização de inseticida para matar os mosquitos adultos, mas, agora é essencial a eliminação das larvas. “Peço para que os marilienses permitam a entrada dos agentes em suas casas. Se houver a constatação de objetos com água e larvas, a eliminação deve ser imediata. Destaco também uma atenção especial para com os terrenos baldios e casas fechadas para venda ou locação. É preciso ter cidadania. O mutirão será um preparo para em breve realizarmos uma nova nebulização contra o mosquito”, finalizou Takano.
Fiscalização em terrenos
Segundo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos haverá um aumento da fiscalização em terrenos baldios por toda a cidade.
Constatado o mato alto, o proprietário será notificado para a limpeza do terreno, tendo um o prazo de 10 dias para a execução do serviço (após a data do recebimento desta notificação). Se não houver a solução, o proprietário será autuado pela fiscalização. Em média, todo o processo (levantamento, notificação e autuação) é realizado entre 25 a 30 dias.
O Setor de Fiscalização de Posturas informa também que o valor da multa para autuação varia de R$ 0,51 a R$ 1,53 o metro quadrado (conforme tabela elaborada pela Prefeitura).
MAC conquistou grande vitória com dois gols de Lucas Lima (Foto: Marcos Bezerra) O Marília…
Operação apreendeu drogas e fez três flagrantes por tráfico de drogas (Foto: Divulgação) Uma operação…
O governo federal, o Congresso Nacional e o Poder Judiciário lançam nesta quarta-feira (4) o…
Trabalhadores poderão consultar, a partir desta quinta-feira (5), se têm direito ao Abono Salarial em…
Mulheres têm maior incidência de câncer na mama, cólon e reto, segundo estimativa nacional (Foto:…
Recuperação dos objetos foi possível devido a reação da vítima e chegada rápida dos PMs…
This website uses cookies.