Hospital das Clínicas de São Paulo irá receber mariliense
A Defensoria Pública de SP em Marília obteve uma decisão liminar que garantiu a realização, no Hospital das Clínicas de São Paulo, do parto e das cirurgias necessárias para resguardar a vida de uma criança portadora de cardiopatia congênita complexa. A medida judicial determinou que o Estado e o Município assegurassem que os procedimentos fossem feitos em algum centro de referência em saúde.
O pedido foi elaborado pela Defensora Pública Andrea da Silva Lima no sábado do dia 30/5, durante o plantão judiciário, e acolhido pelo Juiz Walmir Idalêncio dos Santos Cruz. A Defensora argumentou que a saúde é um direito fundamental de todos, garantidos pela Constituição e pela Lei nº 8.080/90, e um dever do Estado.
Conforme atestaram os médicos que atenderam a mãe, que estava com 36 semanas de gestação, o parto deveria ser realizado em um centro de referência devido à necessidade de intervenção cirúrgica na criança logo após o nascimento. Ainda serão necessárias outras duas cirurgias, quando completar seis meses e depois aos três anos de idade.
Como em Marília não há centro em referência na área, a mãe, que fazia acompanhamento da gestação pelo SUS, aguardava uma resposta da Diretoria Regional de Saúde quanto à liberação de vaga na Capital. Operadora de caixa, a gestante não teria como arcar com os custos da cirurgia após o parto, em torno de R$ 100 mil.
Plantão judiciário
Aos sábados, domingos e feriados, a Defensoria Pública mantém o atendimento em suas unidades em sistema de plantão, para casos urgentes e orientações jurídicas.
Podem ser atendidas, entre outras situações, pedidos de liberdade em caso de pessoa presa; de medidas cautelares por motivo de grave risco à vida ou à saúde; de exame de corpo de delito após abuso de autoridade; casos de apreensão e liberação de adolescentes por ato infracional.
Confira neste link os endereços e os horários do plantão da Defensoria Pública no Estado. No mesmo link também estão listados os casos atendidos.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.