Esportes

Daniel Martins ganha medalha e bate recorde no Parapan

Daniel Martins ganha mais uma medalha para coleção (Foto: Divulgação)

O mariliense Daniel Martins ganhou nesta terça-feira (27) a medalha de ouro na prova dos 400 metros rasos para deficientes intelectuais (classe T20) nos jogos Parapan-Americano de Lima, no Peru.

Atleta da Associação Mariliense de Esportes Inclusivos (Amei), o jovem foi campeão com o tempo de 47 segundos e 58 centésimos. Ele quebrou o recorde da prova, que era de 49s03.

“Estou muito feliz, foi um peso tirado das costas. Está sendo um dos anos mais difíceis trabalhamos a cabeça e fui abençoado com essa medalha linda”, comentou o atleta em entrevista ao Estadão.  Seu novo feito repercutiu na grande mídia, inclusive no Jornal Nacional, da Rede Globo.

Este triunfo contribuiu para que o Brasil concluísse o quarto dia de jogos com 58 ouros, de um total 159 medalhas. Nesta conta também estão 53 de prata e 48 de bronze.

A Amei conta ainda com outra atleta no Parapan,  Alana Maldonado, medalhista de prata no Canadá em 2015, que representa o Brasil no judô para deficientes visuais, na categoria peso médio (até 70 quilos).

A próxima disputa de Daniel agora só acontece no Mundial de atletismo, que acontecerá em novembro, em Dubai. A preparação acontecerá nas ruas de Marília. “É no asfalto mesmo, porque lá onde moro não tem pista de atletismo”, disse ao jornal.

Sobre sua preparação para o Parapan, Daniel contou que apesar do espetacular retrospecto internacional, foi difícil segurar a ansiedade pela medalha inédita em sua galeria.

“Estava muito ansioso, com muito frio na barriga. A psicóloga do CPB fez um trabalho comigo para eu dormir mais cedo, e eu consegui. Graças a Deus veio esta medalha, e era a que faltava na minha coleção: campeão Parapan-Americano”, comemorou, segundo informações do Comitê Paraolímpico Brasileiro.

Daniel  é deficiente intelectual, descobriu o esporte paralímpico em 2013. Desde que tornou-se atleta de alto rendimento, em 2015, ganhou todas as provas que disputou nos 400m.

Foi bicampeão mundial em 2015, em Doha, Catar, e em 2017, em Londres, campeão paralímpico no Rio 2016, e em abril de 2019 estabeleceu novo recorde mundial da classe T20 para a distância, com 46s86. Esta marca é uma das melhores do Brasil num hipotético ranking entre atletas olímpicos e paralímpicos.

No mês passado Daniel disse ao Marília Notícia que daria o seu melhor. “Será meu primeiro Parapan e estou ansioso. Espero fazer meu melhor lá e, se Deus quiser, voltar para casa com uma medalha no peito”, disse na ocasião.

O jovem é treinando por Luiz Carlos Albieri, o Esquilo, que também “descobriu” Tiago Braz, outro mariliense medalhista olímpico.

“Quando o Daniel quebrou o próprio recorde mundial em abril no Open de São Paulo, nós tínhamos a certeza que ele seria convocado para esta competição, até porque ele superou o ‘índice A’, que é a marca que CPB estipula para o atleta atingir em sua prova e garantir a convocação para esta competição”, falou Esquilo ao MN em julho.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Com gols de Lucas Lima, MAC bate a Itapirense fora de casa

MAC conquistou grande vitória com dois gols de Lucas Lima (Foto: Marcos Bezerra) O Marília…

6 horas ago

Operação policial cumpre mandados e prende três por tráfico em Álvaro de Carvalho

Operação apreendeu drogas e fez três flagrantes por tráfico de drogas (Foto: Divulgação) Uma operação…

11 horas ago

Três Poderes lançam pacto para enfrentamento ao feminicídio no Brasil

O governo federal, o Congresso Nacional e o Poder Judiciário lançam nesta quarta-feira (4) o…

13 horas ago

Consulta ao Abono Salarial estará disponível a partir de amanhã

Trabalhadores poderão consultar, a partir desta quinta-feira (5), se têm direito ao Abono Salarial em…

13 horas ago

Brasil deve ter 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028

Mulheres têm maior incidência de câncer na mama, cólon e reto, segundo estimativa nacional (Foto:…

14 horas ago

Homem invade casa, ameaça tatuador, é contido pela vítima e acaba preso pela PM

Recuperação dos objetos foi possível devido a reação da vítima e chegada rápida dos PMs…

14 horas ago

This website uses cookies.