Marília

Daniel garante maioria e reforma da Previdência é aprovada

Em sessão marcada por protestos, a Câmara de Marília aprovou – em primeira e segunda discussão -, na noite desta quarta-feira (3), o projeto de lei substitutivo que institui a reforma da Previdência em Marília. A aprovação foi uma vitória do prefeito Daniel Alonso (PSDB), que venceu embate direto com Eduardo Nascimento (PSDB) e parte da oposição.

Além de Nascimento, votaram contra o texto, que contém 198 artigos, os vereadores Agente Federal Júnior Féfin (PSL), Ivan Negão (PSB) e Danilo Bigeschi (PSB). O presidente da Câmara, Marcos Rezende (PSD), só votaria em caso de empate, o que ficou longe de ocorrer.

A maioria a favor da reforma foi construída em negociações do Executivo com a Câmara. A previsão era de que o projeto fosse votado na semana passada, mas o governo recuou para garantir os votos suficientes.

Servidores municipais ocuparam as galerias e a sessão teve momentos de tensão, chegando a ser interrompida. Houve inclusive intervenção policial (confira o vídeo no fim do texto), devido aos gritos dos manifestantes e interrupções no andamento dos trabalhos.

Logo no início da Ordem do Dia – etapa da sessão em que são votados os projetos –, o vereador Eduardo Nascimento chegou a pedir vistas do projeto por cinco dias, mas o requerimento verbal foi rejeitado.

Com o texto aprovado, o tempo médio de contribuição necessário para a aposentadoria do servidor municipal aumenta em cinco anos, de acordo com a atividade exercida. Outra mudança importante é o aumento da alíquota de contribuição (descontada do servidor) para o Instituto de Previdência do Município de Marília (Ipremm), que passa de 11% para 14%.

Com a promulgação da lei, os homens que trabalham no serviço público municipal podem requerer a aposentadoria aos 62 anos de idade (com 35 anos de contribuição) e as mulheres aos 57, após terem participado do fundo de previdência por 30 anos.

Para os professores (aposentadoria especial), os novos parâmetros elevam para 56 e 51 anos de contribuição, homens e mulheres, respectivamente.

Confira a íntegra do texto aprovado.

O Marília Notícia acompanha, nesta quinta-feira (4), os desdobramentos da votação e aprovação da reforma da Previdência no município.

Quer receber notícias no seu WhatsApp? Clique aqui!  Estamos no Telegram também, entre aqui.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

12 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

12 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

12 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

12 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

21 horas ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

1 dia ago

This website uses cookies.