Marília

Daniel faz nova ofensiva contra Doria e cria plano para reabertura

Prefeito Daniel e presidente da Câmara Marcos Rezende, apresentam projeto (Foto: Divulgação)

O prefeito Daniel Alonso (PSDB) prepara uma nova ofensiva contra o governador João Doria (PSDB) e seu Plano São Paulo. O objetivo é reabrir as atividades econômicas que no momento estão proibidas para Marília e região.

Um projeto de lei foi anunciado na tarde desta sexta-feira (17) e encaminhado para a Câmara Municipal. A meta é que as regras entrem em vigor a partir do dia 27 de julho, de acordo com o chefe do Executivo.

A minuta do Plano Estratégico de Retomada das Atividades Econômicas do Município de Marília prevê autorizações gradativas divididas em duas etapas.

Na primeira, o comércio já terá funcionamento ampliado para seis horas – agora são apenas quatro. Poderão ser autorizados os atendimentos ao público em salões de beleza e serviços de estética, o que é vedado no momento.

Conforme a proposta enviada para apreciação dos vereadores, o atendimento terá que ser feito com hora marcada e não poderá ter espera no local. Também nesta etapa do plano municipal, os pesqueiros serão autorizados a voltar com suas atividades.

Já na segunda etapa – que seria iniciada uma semana após a primeira – será permitida a reabertura do atendimento na área de alimentação dos shoppings.

Também serão autorizadas academias, centros de ginásticas e clubes esportivos, respeitando as regras de higienização e contingenciamento.

Conforme a proposta do município, a segunda etapa se manteria até o fim da situação de calamidade pública, decretada em decorrência do vírus.

Estabelecimentos comerciais – lojas nas rua, shopping centers, bares e restaurantes – deverão seguir regras que a Prefeitura propõe como “Manual de Conduta com Autorregulamentação para a Reabertura do Comércio” – que trata de distanciamento entre as pessoas, organização de filas e higienização.

O projeto, que ainda será discutido pela Câmara, não cita datas e nem critérios para avanço da primeira para a segunda  etapa. Diz apenas que entra em vigor na data de publicação.

Plano São Paulo

O texto também afirma que o município reconhece o Plano São Paulo, que propõe a progressão ou retrocesso de fases e restrições, conforme índices da pandemia, mas não explica o que será feito para não haver conflitos entre as duas programações de reabertura.

Na verdade, o projeto da Prefeitura apresenta diversas posições contrárias à legislação estadual. Com isso, caso seja aprovada, a propositura deve, provavelmente, ser alvo de ações do Ministério Público e do governador João Doria, como já houve em outras tentativas do tipo.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

7 horas ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

12 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

16 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

16 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

16 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

16 horas ago

This website uses cookies.