Marília

Daniel autoriza volta às aulas com 100% da capacidade

No início do ano letivo, escolas municipais chegaram a retomar aulas parcialmente presenciais em Marília (Foto: Carlos Rodrigues/Marília Notícia)

A Prefeitura de Marília formalizou nesta quinta-feira (12), em decreto do prefeito Daniel Alonso (PSDB), a retomada de até 100% das atividades escolares no âmbito do município, desde que resguardado o distanciamento e outras regras para evitar a transmissão do coronavírus.

Publicação consta no Diário Oficial do Município de Marília e autoriza a retomada para início do semestre, com efeitos – das novas regras de flexibilização – a partir do dia 16.

As medidas se aplicam ao Sistema Municipal de Ensino, rede estadual, filantrópica e privada. Na prática, acabam os limites percentuais para a ocupação dos prédios. Caberá, porém, a cada estabelecimento avaliar se os prédios têm condições de garantir o distanciamento social.

O decreto traz três regras amplas. A primeira é a distância mínima de um metro entre pessoas, em todos os ambientes escolares, inclusive no de acesso comum.

O segundo é o planejamento das atividades em conformidade com a capacidade física da escola, sendo permitido o escalonamento de alunos, de horários de entrada, saída e intervalos.

Por fim, o texto assinado pelo prefeito determina que devem ser seguidos os protocolos de saúde pública, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Vigilância Sanitária do Município, além de outras medidas necessárias.

PANDEMIA NÃO ACABOU

“Enquanto durar o período de emergência ocasionado pela pandemia do novo coronavírus, o retorno às aulas presenciais será facultativo, a critério dos pais ou responsáveis, que deverão assinar termo de compromisso, responsabilizando-se com a realização de todas as atividades não presenciais disponibilizadas”, diz trecho do decreto.

Para os servidores do sistema público municipal, inclusive os que eventualmente tenham rejeitado a vacina, acaba o teletrabalho.

A carga horária ou jornada deve ser presencial, com exceção dos docentes de berçários e creches, que atendem crianças de zero a três anos, que terão a retomada gradativa ainda definida.

A partir do dia 16 deste mês, as escolas já podem fazer eventos culturais, científicos e esportivos, desde que usem locais abertos, com o distanciamento social de um metro.

Quer receber notícias no seu WhatsApp? Clique aqui!  Estamos no Telegram também, entre aqui.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Produção científica leva Unimar ao topo de participação no principal congresso jurídico

Evento reuniu pesquisadores de diferentes regiões do país (Foto: Divulgação) A Universidade de Marília (Unimar)…

24 minutos ago

Marília garante R$ 1 milhão em nova emenda para ampliar investimentos na saúde

Gestão destaca reformas concluídas, novas unidades em construção e reforço de verbas federais (Foto: Divulgação)…

24 minutos ago

Administração de Pompeia reforça transparência em balanço anual

Em uma live, prefeito Diogo Ceschim e sua equipe anunciaram o pagamento integral do 13º…

24 minutos ago

Mutirão recolhe três caminhões de inservíveis de distritos de Tupã

Ação do “Tupã Mais Limpa” passou por Universo e Parnaso e segue neste sábado em…

24 minutos ago

Dani Alonso é homenageada ‘Personalidade que faz a Diferença’

Momento de reconhecimento da deputada (Foto: Divulgação) A Fundação Brasileira de Marketing contemplou a deputada…

24 minutos ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

24 minutos ago

This website uses cookies.