Marília e região

Deputada Dani Alonso aprova projeto ‘Selo Mulher Paulista’ na Alesp

Objetivo da iniciativa, segundo a deputada estadual, é reconhecer municípios que se destacarem na promoção dos direitos das mulheres (Foto: Divulgação)

O projeto de lei que cria o “Selo Mulher Paulista”, de autoria da deputada estadual Dani Alonso (PL), com apoio do deputado federal Capitão Augusto (PL), foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) no final de 2025 e, agora, só depende da sanção do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para entrar em vigor.

O objetivo da iniciativa, segundo a deputada, que preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Assembleia, é reconhecer anualmente municípios que se destacarem na implementação e na efetividade das políticas públicas voltadas ao bem-estar, à proteção, ao empreendedorismo e à promoção dos direitos das mulheres.

Alguns critérios, segundo o texto aprovado, devem ser observados para que o selo seja concedido: promoção da igualdade efetiva entre mulheres e homens, em todos os âmbitos; enfrentamento de todas as formas de violência, discriminação e violação de direitos; e universalidade dos serviços e dos benefícios ofertados pelo município.

Objetivo é reconhecer municípios que se destacaram com políticas públicas em favor das mulheres (Foto: Divulgação)

Também devem ser levados em conta a participação ativa das mulheres em todas as fases de planejamento, execução e avaliação das políticas públicas; a adoção de práticas de incentivo ao empreendedorismo feminino; e a incorporação da transversalidade como princípio orientador de todas as políticas públicas municipais.

Além disso, também deve pesar para o reconhecimento dos municípios a criação de organismos de políticas para as mulheres, procuradorias ou coordenadorias especializadas, fundos municipais específicos, conselhos municipais e demais instituições voltadas à promoção e defesa dos direitos das mulheres.

“Queremos valorizar os municípios que demonstram compromisso concreto com a implementação de políticas públicas voltadas à proteção, promoção e garantia dos direitos das mulheres, em atendimento às diretrizes do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres”, afirmou Dani Alonso.

A deputada explicou que o projeto possibilita aos municípios contemplados com o Selo Mulher Paulista o acesso a benefícios, apoio institucional e recursos estaduais destinados ao fortalecimento das políticas públicas para mulheres.

“Trata-se de um mecanismo importante para estimular a adoção de boas práticas, fomentar a inovação e assegurar que os municípios que alcançarem destaque em suas políticas voltadas às mulheres recebam não apenas reconhecimento simbólico, mas também apoio concreto para o aprimoramento de suas ações”, apontou a autora do projeto.

Ramon Barbosa Franco

Recent Posts

Brasil terá novas regras para entrada de produtos agropecuários

Também integram a lista materiais genéticos para uso na reprodução animal e na propagação de…

12 horas ago

Mega-Sena acumula e prêmio do próximo sorteio sobe para R$ 13,5 milhões

Caixa registrou 16 apostas com cinco acertos no concurso desta quinta-feira (Foto: Agência Brasil) Nenhum…

12 horas ago

Justiça determina perícia íntima em réu do caso Mateus

Mateus Bernardo foi morto por vizinho e teve o corpo esquartejado (Foto: Divulgação) Aviso de…

13 horas ago

Moradas Imóveis bate recorde com 1.519 vendas e amplia participação no mercado local em 2025

Equipe Moradas Imóveis celebra sucesso do ano anterior (Foto: Gracy Santos/Marília Notícia) A Moradas Imóveis…

14 horas ago

Mãe procura a polícia após desaparecimento da filha e dos quatro netos em Garça

Emília Cristina Meira Porcari tem 30 anos e está desaparecida junto com os filhos (Foto:…

14 horas ago

Dupla é presa em Marília com arma, dinheiro e cartões após estelionato contra idoso

Arma, roupas, celulares e objetos apreendidos; suspeitos ostentavam poder aquisitivo (Foto: Divulgação/PM) Dois homens foram…

14 horas ago

This website uses cookies.