Marília

Dados de Abelardo continuam vinculados ao PSB em Marília

Abelardo deixou o PSB em março, mas continua com dados pessoais atrelados à legenda (Foto: Leonardo Moreno/Marília Notícia)

O ex-prefeito de Marília e ex-deputado Abelardo Camarinha, que se coloca como pré-candidato pelo Podemos nas eleições deste ano pelo Executivo municipal, continua com seus dados atrelados ao antigo partido que integrava.

Até março ele estava no Partido Socialista Brasileiro (PSB), mas migrou de legenda de olho em ampliar alianças – e verbas eleitorais – para o pleito.

A justificativa oficial para a mudança, depois de 15 anos no PSB, foi a busca por uma sigla menos ligado à polarização política. O Podemos, segundo Camarinha, seria “mais de centro”.

Passados quase seis meses da mudança de partido, no entanto, nos registros da Justiça Federal ainda é o e-mail de Abelardo que consta no cadastro da comissão do PSB mariliense, segundo as informações oficiais.

Outro fato que chama a atenção é o cadastro da esposa de Abelardo, Fabiana de Cássia Sanches Camarinha, que consta como ativo, segundo a Justiça Eleitoral, tanto na comissão municipal do Podemos, como na comissão do PSB – o que, em tese, seria irregular.

A consulta foi feita pelo Marília Notícia nesta sexta-feira (21). Apesar de estar ativa como primeira-secretária na comissão provisória do PSB, ela já foi desfiliada do partido.

No momento, Fabiana está filiada oficialmente na nova legenda de Abelardo, o Podemos. Ela era colocada como uma possível candidata no lugar do marido, caso o político seja considerado inelegível em decorrência dos inúmeros processos e condenações que coleciona.

Agora, nos bastidores, o que se aventa é a possibilidade de o filho, Vinicius Camarinha (PSB), tentar uma nova candidatura pela Prefeitura de Marília caso o pai seja alijado da disputa.

Vinicius, que era vice-presidente do PSB em Marília, assumiu a liderança do partido assim que seu pai mudou para o Podemos.

Outra confusão entre Abelardo e as duas siglas – PSB e Podemos – envolve o fato de ele ter seguido por meses como funcionário comissionado do Partido Socialista Brasileiro na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) mesmo estando em outra legenda, como o MN já mostrou em outras reportagens.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Poço profundo de Lácio (PG-08): tecnologia, investimento e segurança hídrica para Marília

Novo Poço de Lácio (PG-08): resultado palpável e água potável (Foto: Divulgação) O abastecimento de…

6 horas ago

Primeira audiência do caso Rafael Pascon dura o dia e deve ser retomada nesta sexta

Rafael Pascon está preso desde outubro do ano passado na Penitenciária 2 de Gália (Foto:…

7 horas ago

Esquema que chegou a abrir loja em Marília colapsa e deixa vítimas

Negócio supostamente ligado à tecnologia removeu fachada às pressas, segundo vizinhos (Foto: Marília Notícia) Um…

11 horas ago

Nova UBS pode beneficiar cerca de 10 mil moradores da zona norte

UBS deve beneficiar cerca de 10 mil moradores dos bairros Parque das Nações e Marina…

11 horas ago

Obra da Emei Altos do Palmital avança e deve ser entregue até março

Unidade foi vistoriada pela secretária e prefeito (Foto: Divulgação) A construção da nova Escola Municipal…

11 horas ago

Filme ‘O Agente Secreto’ é indicado para quatro categorias do Oscar

O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente a Melhor…

12 horas ago

This website uses cookies.