(
Arte visual (Foto: Divulgação)
Durante o ano de 2021, a Secretaria Municipal da Cultura desenvolveu em conjunto com diversos artistas visuais atuantes em Marília painéis de graffiti, lambe-lambe e stencil, localizados em espaços públicos, como a Casa de Cultura “Cristovam Ruiz” (avenida Santo Antonio, 136), Viela Taia Sam (rua Salvador Salgueiro) e Beco das Artes (viaduto da avenida Ipiranga).
Para o secretário da Cultura, André Gomes “o incentivo ao desenvolvimento do graffiti no município visa ampliar o contato da população com a arte. Os painéis são verdadeiras galerias a céu aberto, uma vez que estão dispostos em locais públicos. Essas intervenções artísticas, além de modificarem a paisagem urbana, proporcionam à população uma experiência estética no meio da correria do dia a dia.”
O graffiti se popularizou por ser uma expressão cultural das ruas, principalmente por transmitir mensagens de movimentos culturais, com destaque ao caráter questionador das obras.
O uso da palavra como arte, acompanhada ou não de outros elementos visuais, aproxima o grafitti de outras manifestações artísticas, como a poesia concreta, que procura estruturar o texto poético escrito a partir da imagem, dada a utilização simultânea de frases e ilustrações.
Arte visual (Foto: Divulgação)
CASA DE CULTURA “CRISTOVAM RUIZ”
Viabilizado com recursos da Lei Federal Aldir Blanc – Lei Federal nº 14.014/2020 em agosto de 2021, os artistas Fabio Robal, Jaque e Yasmin Alves (Estúdio Nosotras), Isa, Feio e Jah (Crew “Fat Cap Clan”) realizaram uma grande intervenção artística na Casa de Cultura “Cristovam Ruiz”. Também participaram da ação os artistas Gui Lemos, Juliano Agostini e Luigi Cavalieri.
São seis painéis realizados com as técnicas do graffiti, stencil e lambe-lambe, que deram nova identidade à Casa de Cultura de Marília, transformando paredes brancas em arte.
Arte visual (Foto: Divulgação)
A obra “O bobo da Corte”, de Fabio Robal, tem como mensagem principal uma crítica ao descaso que a cultura sofre no Brasil, violando o direito fundamental da população de acesso à arte e ao lazer.
Um bobo da corte segura uma balança que ilustra o desequilíbrio entre os impostos pagos e o quanto disso é direcionado a proporcionar cultura e lazer. Além do painel de graffiti, o artista Fabio Robal também realizou uma oficina com os jovens do regime de semiliberdade da Fundação CASA.
No encontro, o artista introduziu os educandos nos conceitos da arte urbana além de proporcionar uma experiência prática, na qual os jovens puderam conhecer os materiais utilizados para fazer graffiti e se manifestar através das tintas.
O painel de stencil/lambe-lambe feito pelas artistas do Estúdio Nosotras faz parte do Projeto Ellas, pesquisa realizada ao longo de 2020 que reúne memórias de mulheres inspiradoras, dando destaque às suas biografias e retratos, abordando temas como o combate aos ciclos de violência, visibilidade feminina, feminismo e questões LGBT’s.
Arte visual (Foto: Divulgação)
No mezanino da Casa de Cultura, com o tema “O grafite é uma forma de arte viva”, o grupo Recreio Urbano, em parceria com o grupo de grafiteiros Crew “Fat Cap Clan”, estampou seus traços e cores nos muros internos da Casa de Cultura de Marília.
Além dos painéis realizados com apoio da Lei Aldir Blanc, a obra “O Astronauta” (2019) do artista Jonathan Sprada também dá vida e cor à Casa de Cultura através da arte, além de aguçar a imaginação dos visitantes ao se depararem com a imagem de um astronauta, no espaço sideral, calmamente tocando seu violão.
Os artistas Juliano Agostini, Luigi Cavalieri e Gui Lemos também contribuíram com graffitis que ressaltam a beleza da natureza, as relações humanas e a importância e força dos povos indígenas.
Arte visual (Foto: Divulgação)
CORES PELA CIDADE
Além das ações realizadas na Casa de Cultura, a Secretaria Municipal da Cultura desenvolveu outras parcerias que resultaram em mais painéis de graffiti pela cidade de Marília.
No mês de setembro de 2021, a Casa de Cultura de Marília, em parceria com diversos artistas, entre eles Jah, Feio, Mariana, Isa e Brain, realizaram uma intervenção na viela da rua Salvador Salgueiro – a Viela Taia Sam. A ação faz parte do projeto da Casa de Cultura “Atua Quebrada”, que tem o objetivo de incentivar e apoiar as comunidades em transformações artísticas em seus bairros. O painel de graffiti pintado no local deu novas cores e destaca a identidade da comunidade da Vila Barros. A ação também envolveu líderes comunitários e teve apoio do Vereador Ivan Negão.
Arte visual (Foto: Divulgação)
Já no dia 11 de dezembro de 2021, ocorreu no Beco das Artes o projeto Beco Resistência, que tem como um dos objetivos a revitalização do espaço localizado no viaduto da avenida Ipiranga (altura da rua Rio Grande do Sul). O evento teve a participação dos artistas Jah, Isa, Feio, Gui Lemos, Paula (Stick Here), Luigi, Yasmin e Jaque (Estúdio Nosotras), Fabio Robal, entre outros, além de contar com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura.
A temática que inspirou as obras de graffiti realizadas no Beco foi a Semana da Consciência Negra. Para tanto, o evento contou com a curadoria da professora, produtora cultural, escritora e slammer, Bruna Motta, que contribuiu com o conhecimento a respeito da identidade negra.
Os graffitis ilustram personagens protagonistas do movimento negro, como a ativista mariliense Artina Maria, importante nome no que se refere ao combate à violência contra a mulher, retratada pelo painel de stencil e lambe-lambe do Estúdio Nosotras.
Arte visual (Foto: Divulgação)
Há também referências a diversos movimentos da cultura negra, como o Hip Hop e os panteras negras, além do destaque a artistas pretos de renome, como os músicos Louis Armstrong e Nina Simone, representada por sua célebre frase “Liberdade é não ter medo”.
Segundo os produtores do coletivo, Edgar Espadoni e Kyrieh Ferreira, “o BECO cumpre sua função de Resistência, trazendo arte e cultura de forma democrática e gratuita no espaço mais adequado e visível possível, que é a rua”.
Arte visual (Foto: Divulgação)
VISITAÇÃO
Siga nossas redes sociais:
Facebook/Instagram: @marilianoticia
WhatsApp: Clique aqui!
Telegram: Clique aqui!
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.