Polícia

Crimes violentos têm queda, mas patrimônio fica mais vulnerável

Central de Polícia Judiciária de Marília, onde as ocorrências são registradas (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

Os crimes de furto e roubo registraram aumento em Marília nos primeiros meses de 2025, de acordo com indicadores criminais divulgados pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP). Comparando os dados de janeiro e fevereiro com o mesmo período de 2024, os furtos gerais cresceram 13,28%, enquanto os roubos tiveram um salto de 37,5%.

A subtração de veículos, por outro lado, apresentaram uma queda de 40%, passando de 15 para nove ocorrências. Vale lembrar que este resultado ainda não considera o mês de março, quando a cidade viveu verdadeira epidemia dessa modalidade criminosa.

VIOLÊNCIA

Já os crimes violentos, como homicídios e tentativas de homicídio, registraram redução. O número de homicídios dolosos (com intenção) ficou pela metade do primeiro bimestre de 2024, antes quatro e agora dois casos. As tentativas de homicídio diminuíram 33,33%, de seis crimes no ano passado, agora quatro.

Outro dado que chama atenção é a queda de 19,02% nos casos de lesão corporal dolosa. Já o número de estupros caiu drasticamente, com uma redução de 100% (indicador zerado), enquanto os estupros de vulnerável aumentaram de oito para nove registros, alta de 12,5%.

Nos crimes de trânsito, os homicídios culposos por acidente caíram 20%, enquanto os casos de lesão corporal culposa em acidentes tiveram uma leve queda de 2%.

HONESTIDADE ESTATÍSTICA

Os dados têm divulgação mensal pela SSP. Por se tratar, em muitos casos, de números unitários absolutos (não calculados em taxa de 100 mil), podem apresentar grande variação percentual.

Um exemplo é o indicador que passa de um para dois, com crescimento de 100%, sem, necessariamente, denotar avanço exacerbado da criminalidade.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

17 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

17 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

17 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

17 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

1 dia ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

1 dia ago

This website uses cookies.