Polícia

Crimes violentos têm queda, mas patrimônio fica mais vulnerável

Central de Polícia Judiciária de Marília, onde as ocorrências são registradas (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

Os crimes de furto e roubo registraram aumento em Marília nos primeiros meses de 2025, de acordo com indicadores criminais divulgados pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP). Comparando os dados de janeiro e fevereiro com o mesmo período de 2024, os furtos gerais cresceram 13,28%, enquanto os roubos tiveram um salto de 37,5%.

A subtração de veículos, por outro lado, apresentaram uma queda de 40%, passando de 15 para nove ocorrências. Vale lembrar que este resultado ainda não considera o mês de março, quando a cidade viveu verdadeira epidemia dessa modalidade criminosa.

VIOLÊNCIA

Já os crimes violentos, como homicídios e tentativas de homicídio, registraram redução. O número de homicídios dolosos (com intenção) ficou pela metade do primeiro bimestre de 2024, antes quatro e agora dois casos. As tentativas de homicídio diminuíram 33,33%, de seis crimes no ano passado, agora quatro.

Outro dado que chama atenção é a queda de 19,02% nos casos de lesão corporal dolosa. Já o número de estupros caiu drasticamente, com uma redução de 100% (indicador zerado), enquanto os estupros de vulnerável aumentaram de oito para nove registros, alta de 12,5%.

Nos crimes de trânsito, os homicídios culposos por acidente caíram 20%, enquanto os casos de lesão corporal culposa em acidentes tiveram uma leve queda de 2%.

HONESTIDADE ESTATÍSTICA

Os dados têm divulgação mensal pela SSP. Por se tratar, em muitos casos, de números unitários absolutos (não calculados em taxa de 100 mil), podem apresentar grande variação percentual.

Um exemplo é o indicador que passa de um para dois, com crescimento de 100%, sem, necessariamente, denotar avanço exacerbado da criminalidade.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Operação tapa-buracos avança em bairros das zonas sul, norte e oeste

Iniciativa tem o objetivo de melhorar as condições de tráfego e garantir mais segurança para…

4 horas ago

Prefeitura convoca mais 37 professores para rede municipal de ensino

Candidatos devem se apresentar nesta quinta-feira (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília convocou mais 37…

4 horas ago

Vítimas de colisão fatal na BR-153 em Marília são identificadas

Osny Teruel Peres e Larissa Louise Nogueira de Abreu tiveram as mortes confirmadas no local…

11 horas ago

Casal morre em colisão frontal na BR-153 em Marília

Duas pessoas morreram em grave acidente na BR-153 em Marília (Foto: NovaTV) Um gravíssimo acidente…

14 horas ago

Descarga elétrica mata empresário de 34 anos durante serviço em Bastos

Bruno Henrique Moura tinha 34 anos (Foto: Divulgação) O empresário Bruno Henrique Moura, de 34…

15 horas ago

Deputados destacam obra de R$ 5 milhões em estrada após 30 anos

Dani Alonso e Capitão Augusto e Galete aprovam nova estrada (Foto: Divulgação) A nova "estrada…

19 horas ago

This website uses cookies.