Marília

Criação de mais assessores deve gerar polêmica na Câmara

Reeleito para a presidência da Câmara, Marcos Rezende (PSD) anunciou intenção no primeiro dia do ano (Foto: Mauro Abreu)

A ideia de criar mais um cargo comissionado para o gabinete de cada um dos 13 vereadores de Marília promete ser a próxima polêmica envolvendo o Legislativo municipal. Atualmente cada parlamentar conta com um chefe de gabinete mais um assessor com livre nomeação.

A proposta foi anunciada pelo presidente da Câmara, vereador Marcos Rezende (PSD), na sexta-feira (1º), durante sessão de posse dos novos mandatários municipais, e gerou reações no próprio evento.

“Neste crescimento bombástico que nossa cidade viverá nos próximos anos aumentará a necessidade de uma série de infraestruturas”, afirmou Rezende.

“Para isso, nós temos que ter o apoio. Vou refrisar aqui, nós não fazemos nada sozinho, é necessário que nós tenhamos equipe para desenvolvermos nosso trabalho”, completou.

O presidente da Câmara, no entanto, destacou que antes de propor a criação dos novos cargos comissionados, avaliará a legalidade da medida para que não responda a nenhuma ação de improbidade administrativa.

Cerimônia de posse dos vereadores para o mandato entre 2021 e 2024 (Foto: Mauro Abreu)

O salário dos chefes de gabinete dos vereadores é de R$ 5.512,03 e o salário dos assessores de gabinete é de R$ 4.109,44.

Nos bastidores da política mariliense circula a informação de que a proposta de mais um assessor teria ajudado Rezende a conquistar os 11 votos que recebeu para continuar no comando da Câmara.

Apenas dois parlamentares não votaram, nele. Junior Féfin (PSL) indicou seu próprio nome para a chefia da Casa de Leis nos próximos dois anos e também foi votado por Eduardo Nascimento (PSDB).

Nascimento era apontado como o principal concorrente de Rezende na disputa, mas não teve nenhum voto de seus pares. O presidente reeleito teria recebido o apoio do prefeito Daniel Alonso (PSDB) no pleito, em detrimento ao correligionário tucano.

Vereador Eduardo Nascimento (PSDB) promete organizar protestos contra a medida (Foto: Divulgação)

Após o pronunciamento do presidente da Câmara, Nascimento pediu a palavra para confrontá-lo, afirmando que é contra a criação do novo cargo de assessoria parlamentar e prometendo convocar manifestações com o objetivo de frear a iniciativa.

“Esteja sempre preparado para ser rejeitado, quando você não aceitar ser manipulado”, publicou Nascimento em suas redes sociais naquele mesmo dia.

Em fevereiro de 2019 a Câmara de Marília aprovou por unanimidade a criação do segundo cargo comissionado para cada gabinete.

Rezende disse considerar a medida um sucesso e atribuiu a reeleição da maioria dos vereadores a essa medida, que teria ampliado a capacidade dos parlamentares em atender as demandas da população.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Anvisa e MPF assinam acordo para combater cigarros eletrônicos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério Público Federal (MPF) assinaram acordo…

20 minutos ago

SP: Defesa Civil emite alerta extremo de temporal no litoral de SP

As chuvas intensas que atingiram o litoral de São Paulo durante a madrugada e manhã…

23 minutos ago

Fies 2026: inscrições para o 1º semestre terminam nesta sexta-feira

Os estudantes que desejam concorrer a um financiamento das mensalidades do curso superior em uma…

26 minutos ago

Prorrogação de contratos de temporários mira déficit de professores

Educação promoveu processo seletivo em janeiro para contratação de professores temporários (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)…

3 horas ago

Lei reajusta salário de agentes que estão na linha de frente contra a dengue

Agentes estão na linha de frente do combate à dengue e outras doenças transmitidas por…

3 horas ago

Morre em Marília homem que sofreu queda de ônibus e bateu a cabeça na região

Um homem de 47 anos morreu na manhã desta quarta-feira (4) na Santa Casa de…

3 horas ago

This website uses cookies.