Marília

Cresce 16% número de candidatos ao Enem em Marília

Enem volta a ter mais de quatro mil inscritos em Marília (Foto: Arquivo/Marília Notícia)

Marília vai ter mais de 4,2 mil estudantes na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, que será aplicada nos dias 13 e 20 de novembro. A cidade vai contar apenas com a versão impressa do teste realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Com 4.220 inscritos para o Enem deste ano, Marília registrou um aumento de 16,29% na comparação com a prova do ano passado, que contou com apenas 3.629 inscrições.

Na edição 2021, a cidade teve o menor número de participantes. Na época, o país ainda enfrentava fase complicada da pandemia. O pico de participantes na prova do Enem em Marília foi em 2016, com 7.363 inscritos.

Vale lembrar que, em função da pandemia, o Enem de 2020 aconteceu somente em janeiro de 2021. Na época, a contaminação pelo coronavírus era crescente e a abstenção foi recorde, com quase 70% dos inscritos.

Após o recorde de inscritos em 2016 (7,3 mil), começou a cair o número de interessados, com 6,3 mil em 2017, 5,2 mil em 2018 e 4,8 mil inscrições em 2019, ano anterior à pandemia.

O Enem já substitui, em algumas universidades, o tradicional vestibular. A prova foi criada em 1998, sendo usada inicialmente para avaliar a qualidade da educação nacional.

O processo de complemento ou mesmo substituição ao vestibular começou em sua segunda versão, iniciada em 2009, quando o Inep aumentou o número de questões e perfil da prova.

PROVA

Os participantes receberão informações sobre a inscrição e sobre os locais de prova através do cartão de confirmação da inscrição, que poderá ser acessado na internet. O cartão ainda será divulgado pelo Inep.

No primeiro dia de aplicação, os participantes do Enem farão provas de linguagens, ciências humanas e redação. Os candidatos terão 5h30 para resolver as questões. No segundo dia de aplicação, resolverão questões de matemática e de ciências da natureza, em 5h de aplicação. As provas serão objetivas, com exceção da redação, que deverá ser escrita à mão, tanto na versão impressa quanto na versão digital.

O Enem oferecerá recursos de acessibilidade e tratamento pelo nome social para participantes que fizeram as devidas solicitações. Entre os atendimentos disponíveis estão prova em braile, tradutor intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), vídeo-prova em Libras (vídeo com a tradução de itens em Libras) e prova com letra ampliada.

Alcyr Netto

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

7 horas ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

13 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

16 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

16 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

17 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

17 horas ago

This website uses cookies.