Marília

Cresce 16% número de candidatos ao Enem em Marília

Enem volta a ter mais de quatro mil inscritos em Marília (Foto: Arquivo/Marília Notícia)

Marília vai ter mais de 4,2 mil estudantes na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, que será aplicada nos dias 13 e 20 de novembro. A cidade vai contar apenas com a versão impressa do teste realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Com 4.220 inscritos para o Enem deste ano, Marília registrou um aumento de 16,29% na comparação com a prova do ano passado, que contou com apenas 3.629 inscrições.

Na edição 2021, a cidade teve o menor número de participantes. Na época, o país ainda enfrentava fase complicada da pandemia. O pico de participantes na prova do Enem em Marília foi em 2016, com 7.363 inscritos.

Vale lembrar que, em função da pandemia, o Enem de 2020 aconteceu somente em janeiro de 2021. Na época, a contaminação pelo coronavírus era crescente e a abstenção foi recorde, com quase 70% dos inscritos.

Após o recorde de inscritos em 2016 (7,3 mil), começou a cair o número de interessados, com 6,3 mil em 2017, 5,2 mil em 2018 e 4,8 mil inscrições em 2019, ano anterior à pandemia.

O Enem já substitui, em algumas universidades, o tradicional vestibular. A prova foi criada em 1998, sendo usada inicialmente para avaliar a qualidade da educação nacional.

O processo de complemento ou mesmo substituição ao vestibular começou em sua segunda versão, iniciada em 2009, quando o Inep aumentou o número de questões e perfil da prova.

PROVA

Os participantes receberão informações sobre a inscrição e sobre os locais de prova através do cartão de confirmação da inscrição, que poderá ser acessado na internet. O cartão ainda será divulgado pelo Inep.

No primeiro dia de aplicação, os participantes do Enem farão provas de linguagens, ciências humanas e redação. Os candidatos terão 5h30 para resolver as questões. No segundo dia de aplicação, resolverão questões de matemática e de ciências da natureza, em 5h de aplicação. As provas serão objetivas, com exceção da redação, que deverá ser escrita à mão, tanto na versão impressa quanto na versão digital.

O Enem oferecerá recursos de acessibilidade e tratamento pelo nome social para participantes que fizeram as devidas solicitações. Entre os atendimentos disponíveis estão prova em braile, tradutor intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), vídeo-prova em Libras (vídeo com a tradução de itens em Libras) e prova com letra ampliada.

Alcyr Netto

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

1 dia ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

1 dia ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

1 dia ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

1 dia ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

1 dia ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

2 dias ago

This website uses cookies.