Marília

CPI ouve dois ex-secretários de Fazenda de Marília

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) formada, na Câmara de Marília, para investigar o rombo financeiro no Instituto de Previdência do Município de Marília (Ipremm), iniciou nova fase das oitivas na tarde desta quarta-feira, 29.

Foram ouvidos os ex-secretários municipais de Fazenda, Osvaldo Vilela Filho, de 1997 a 2008, e Adelson Lélis da Silva, que exerceu o cargo entre 2011 e 2012.

Aos membros da CPI, Vilela afirmou que até junho de 2008, quando deixou a pasta, a Prefeitura não possuía nenhuma pendência com o instituto de previdência municipal.

“No período em que fui secretário da Fazenda, nossa prioridade sempre foi de pagar os servidores em dia. Tanto os da ativa quanto os aposentados e nunca houve déficit de caixa para o pagamento destes servidores. O servidor não pode ficar sem receber”, afirmou.

O ex-secretário disse ainda que, no ano de 2006, foi extinta a taxa de limpeza e conservação pública, mas que, mesmo assim, os pagamentos e repasses foram feitos.

“Nosso impacto negativo foi de R$ 12 milhões, anual, e atrasamos, apenas alguns dias o pagamento do 13º salário. Mas, antes mesmo do natal, quitamos tudo”, explicou Vilela.

Outro ex-secretário de Fazenda, ouvido pela CPI, foi Adelson Lélis da Silva, que respondeu pela secretaria entre março e julho de 2012, por conta do afastamento (por determinação da justiça) do então titular da pasta, Nelson Grancieri Júnior.

Adelson disse que o ex-prefeito, Ticiano Toffoli, havia assumido o cargo, em virtude da renúncia do ex-prefeito Mário Bulgarelli e que pediu a ele (Adelson) que respondesse pela Fazenda, até que um novo secretário fosse nomeado.

Lélis também declarou que, em 2012, em razão da crise financeira do município, todas as decisões referentes a pagamentos e repasses eram exclusivamente tomadas pelo ex-prefeito, Ticiano Toffoli e não por ele.

“Havia milhões em dívidas e nada no caixa”, disse Adelson.

O ex-secretário disse ainda que durante o período em que esteve à frente da Fazenda, não foi possível realizar pagamentos e repasses ao Ipremm.

“No período em que estive secretário da Fazenda, não foram feitos o repasse da cota patronal e também não foi paga a parte dos servidores, descontada em folha. Não se pode falar em apropriação indébita, porque, com esse dinheiro, pagávamos os atrasados, respeitando a ordem cronológica de vencimentos. Os repasses já não estavam acontecendo desde o ano de 2009”, ressaltou Silva.

Para o vereador Maurício Roberto (PP), membro da CPI, existe ainda um ‘vácuo’ que precisa ser esclarecido.

“Pelas oitivas, estamos percebendo que o problema central que causou a crise financeira no Ipremm foi a falta de repasses da Prefeitura. Há, ainda, um vácuo importante que precisa ser esclarecido entre 2008 e 2011. Neste vácuo me parece que tem importantes informações que podem levar a conclusões diferentes do que somente a falta de repasse e de aporte. Estamos tendo dificuldades em localizar o ex-secretário Nelson Grancieri Júnior, mas o faremos a intimação através de AR (Aviso de Recebimento via Correio) e em publicação no Diário Oficial”, informou o vereador.

Seguindo o cronograma das oitivas, no próximo dia 13 de dezembro, às 14h e 15h30, deverão ser ouvidos os ex-secretários, Gabriel Silva Ribeiro e Sérgio Moretti.

Já no dia 14, irão depor, o atual secretário de Fazenda, Levi Gomes, às 14 horas e o ex-secretário, Nelson Grancieri Júnior, às 15h30, na sala Nasib Cury.

Amanda Brandão

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

7 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

7 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

7 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

7 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

15 horas ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

1 dia ago

This website uses cookies.