+ Notícias

Cozinha Literária leva literatura para diferentes pontos da cidade

O projeto cozinha literária consiste em uma mediação de leitura que acontece dentro da cozinha enquanto o grupo de participantes cozinha um alimento que faz referência ao livro.

O objetivo é utilizar a técnica literária de produção e transmissão de histórias enquanto se prepara o alimento para difundir obras literárias, formar público e mediadores de leitura, bem como o potencial da comida de criar memória afetiva para construir um contato profundo das pessoas participantes com o livro trabalhado.

Além de cozinhar e participar de leituras dramáticas e declamações de trechos do livro, no final da atividade as pessoas compartilham os alimentos que cozinharam, assim como suas impressões e sentimentos em relação ao livro.

Segundo e proponente do projeto, Aluado Poesia: “A contação de histórias em torno da mesa, na beira do fogão, nos ambientes onde se come ou prepara a comida, tem sido uma técnica antiga e compartilhada por diferentes povos para construir, transmitir e reconstruir narrativas literárias. Enquanto o alimento cozinha, a palavra transmite a cultura daquela sociedade.”

Em sua primeira edição o projeto contará com quatro Encontros Literários, cada encontro em parceria com um coletivo cultural que atua na cidade.

Para participar dos encontros é necessário se inscrever no formulário disponibilizado na bio do insta @luacheiaprodutora e a inscrição não tem custo nenhum.

ENCONTROS

  • 10 de maio, às 16h, no Ponto de Cultura Quilombo Beija-Flor em parceria com a CiaCirandando – livro O Menino Maluquinho do escritor Ziraldo.
  • 13 de maio, às 19h, em parceria com o Terreiro Ilê Obá Omin D’Eruya na sede do terreiro – livro Heroínas Negras Brasileiras da escritora Jarid Arraes
  • 24 de maio, às 9h, na escola estadual Reiko Uemura Tsunokawa em parceria com o coletivo Escurecendo a Questão – livro Colmeia da escritora Mel Duarte (encontro fechado para estudantes da escola).
  • 22 de junho, às 10h, em parceria com o Transbordar Arte e Cultura e EducaTrans – livro Um Apartamento em Urano do escritor Paul Preciado.

Este projeto está sendo produzido pela Lua Cheia Produções e produtora Flor de Cactos com recursos da Política Nacional Aldir Blanc através da Secretaria Municipal de Cultura de Marília.

Arte: Divulgação
Marília Notícia

Recent Posts

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

29 minutos ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

29 minutos ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

29 minutos ago

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…

29 minutos ago

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…

29 minutos ago

Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores nativas

Corte de árvores nativas não teve nenhuma autorização de órgão competente (Foto: Divulgação/PMSP) A Polícia…

29 minutos ago

This website uses cookies.