Marília

Covid faz Santa Casa de Marília restringir cirurgias e visitas

A preocupação com o aumento de casos de Covid-19 provocou mudanças na Santa Casa de Marília. Cirurgias agendadas – que geram necessidade de internação posterior em Terapia Intensiva – foram suspensas.

O hospital comunicou ainda mudanças nos horários e rotinas de visitas. As medidas começaram a valer na quinta-feira (10).

A exceção da suspensão de cirurgias vale apenas para pacientes com câncer. A superintendência assistencial da Santa Casa antecipou que os casos serão avaliados individualmente, mas sinalizou contingenciamento.

“As medidas visam aumentar a segurança dos nossos pacientes e conter o avanço do Covid-19. Precisamos agir com mais rigor, em um momento em que percebemos o avanço da doença”, disse Márcio Mielo, superintendente.

As visitas aos pacientes internados nas enfermarias das Alas ‘C’, ‘D’, ‘E’, ‘F’, ‘F2’ e Unidade de Terapia de Queimados (UTQ) passam a ter horário reduzido de uma hora.

A regra vale para todas as unidades de internação, tanto clínica, quanto cirúrgica. Vale também para pacientes que estão na chamada ‘precaução de contato’ ou ‘cultura de vigilância’, termos que o hospital usa para diferentes níveis de isolamento.

“Visitas de pessoas a partir dos 60 anos não serão permitidas, até por se tratar de grupo de risco. Também é importante destacar que o uso de máscaras de proteção facial é obrigatório”, enfatizou Mielo.

Continua proibida a entrada de visitante ou acompanhantes com sinais ou sintomas percebidos ou citados.

São considerados, para esse impedimento, sintomas como tosse, espirros, coriza, febre, falta de ar, dor de cabeça e dor no corpo, mesmo com uso de máscara.

É proibido também a circulação em outras áreas e outros quartos, assim como, ter contato com outros pacientes e acompanhantes.

O direito ao acompanhante será garantido nas condições amparadas por Lei e nos casos excepcionais, que incluem idades extremas, grau de dependência, nível de orientação, paliatividade. Porém, a pessoa que irá acompanhar não pode idoso e nem ter sintomas.

Na sala de espera do Centro Cirúrgico, o hospital só vai permitir a presença de um familiar por paciente. As exceções serão tratadas caso a caso, avaliadas pela instituição.

Unidades Covid

A Santa Casa informou que, nas unidades Covid, o médico responsável pela internação fará um contato por telefone diariamente – até às 12h – com um familiar responsável, para passar informações sobre as condições clínicas do paciente.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

‘Natal Iluminado’ está de volta em Marília após requerimento da vereadora Fabiana

Fabiana Camarinha, Vinicius, Gabriel e Abelardo (Foto: Divulgação) A vereadora Fabiana Camarinha (Podemos) apresentou na…

12 horas ago

PM flagra homem com seis crucifixos retirados do Cemitério da Saudade

Um homem de 42 anos foi detido na tarde de sábado (7) após ser flagrado…

12 horas ago

Entram em vigor nesta semana novas regras para obtenção da CNH

Mudanças foram aprovadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Foto: Divulgação) As novas regras para obtenção…

13 horas ago

Quase 40 mil brasileiros recebem diagnóstico de HIV e não iniciam tratamento

campanha destaca a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do acompanhamento contínuo(Foto: Divulgação/Freepik) O Dezembro…

13 horas ago

Investimento de quase R$ 500 mil garante recape de ruas do Parque Universitário em Tupã

Recape em ruas de Tupã foram possíveis após emenda do deputado federal Maurício Neves (Foto:…

13 horas ago

Fundo Social de Marília amplia ações e reforça apoio a famílias vulneráveis em 2025

Campanha de 2025 arrecadou 29.153 itens, mobilizando empresas e a comunidade (Foto: Divulgação) O Fundo…

14 horas ago

This website uses cookies.