Marília

Covid faz Santa Casa de Marília restringir cirurgias e visitas

A preocupação com o aumento de casos de Covid-19 provocou mudanças na Santa Casa de Marília. Cirurgias agendadas – que geram necessidade de internação posterior em Terapia Intensiva – foram suspensas.

O hospital comunicou ainda mudanças nos horários e rotinas de visitas. As medidas começaram a valer na quinta-feira (10).

A exceção da suspensão de cirurgias vale apenas para pacientes com câncer. A superintendência assistencial da Santa Casa antecipou que os casos serão avaliados individualmente, mas sinalizou contingenciamento.

“As medidas visam aumentar a segurança dos nossos pacientes e conter o avanço do Covid-19. Precisamos agir com mais rigor, em um momento em que percebemos o avanço da doença”, disse Márcio Mielo, superintendente.

As visitas aos pacientes internados nas enfermarias das Alas ‘C’, ‘D’, ‘E’, ‘F’, ‘F2’ e Unidade de Terapia de Queimados (UTQ) passam a ter horário reduzido de uma hora.

A regra vale para todas as unidades de internação, tanto clínica, quanto cirúrgica. Vale também para pacientes que estão na chamada ‘precaução de contato’ ou ‘cultura de vigilância’, termos que o hospital usa para diferentes níveis de isolamento.

“Visitas de pessoas a partir dos 60 anos não serão permitidas, até por se tratar de grupo de risco. Também é importante destacar que o uso de máscaras de proteção facial é obrigatório”, enfatizou Mielo.

Continua proibida a entrada de visitante ou acompanhantes com sinais ou sintomas percebidos ou citados.

São considerados, para esse impedimento, sintomas como tosse, espirros, coriza, febre, falta de ar, dor de cabeça e dor no corpo, mesmo com uso de máscara.

É proibido também a circulação em outras áreas e outros quartos, assim como, ter contato com outros pacientes e acompanhantes.

O direito ao acompanhante será garantido nas condições amparadas por Lei e nos casos excepcionais, que incluem idades extremas, grau de dependência, nível de orientação, paliatividade. Porém, a pessoa que irá acompanhar não pode idoso e nem ter sintomas.

Na sala de espera do Centro Cirúrgico, o hospital só vai permitir a presença de um familiar por paciente. As exceções serão tratadas caso a caso, avaliadas pela instituição.

Unidades Covid

A Santa Casa informou que, nas unidades Covid, o médico responsável pela internação fará um contato por telefone diariamente – até às 12h – com um familiar responsável, para passar informações sobre as condições clínicas do paciente.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Atletas de Marília disputam seletiva nacional de tênis de mesa em São Paulo

Equipe mariliense que participa de seletiva nacional (Foto: Divulgação) Atletas do tênis de mesa de…

2 horas ago

Prefeitura autoriza reforma completa da USF Bandeirantes na zona oeste de Marília

Vinicius Camarinha autorizou reforma completa na USF Bandeirantes (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília autorizou…

2 horas ago

Desconto de 7% no IPTU 2026 em Marília vale até 15 de fevereiro

Descontos valem até o dia 15 de fevereiro (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília informou…

2 horas ago

Marília confirma realização da 23ª edição da Japan Fest em abril de 2026

Evento integra o calendário turístico oficial do Estado de São Paulo (Foto: Divulgação) A Prefeitura…

2 horas ago

Prefeitura e Sebrae oferecem 15 vagas gratuitas do Empretec a empreendedores

A Prefeitura de Marília vai subsidiar 15 vagas gratuitas para empreendedores do município participarem do…

2 horas ago

Prefeitura e Paróquia ajustam organização da Paixão de Cristo no Parque do Povo

Encenação da Paixão de Cristo na zona sul de Marília A Prefeitura de Marília e…

2 horas ago

This website uses cookies.