açúcar
Um estudo feito na Inglaterra mostrou que remover o açúcar da dieta pode melhorar o metabolismo, a pressão arterial e os níveis de colesterol em apenas nove dias. O endocrinologista infantil Robert Lustig usou como “cobaias” 43 crianças e adolescentes entre 9 e 18 anos, todas obesas e com algum fator de risco na saúde, como hipertensão ou diabetes.
O objetivo da pesquisa não era provar que açúcar engorda, e sim que ele faz mal à saúde. Por isso, os jovens testados continuaram ingerindo a mesma quantidade de calorias que já estavam acostumados. O médico só trocou alimentos açucarados por outros carboidratos – o que incluiu até hot dog e batata frita na “dieta”. O resultado foi que ninguém perdeu peso.
O grupo, no entanto, diminuiu o nível de colesterol “ruim” em 10 pontos percentuais, o de triglicérides em 33% e a pressão em 5%. Quem estava na iminência de uma diabetes saiu do grupo de risco. Tudo isso aconteceu depois de nove dias comendo pouco açúcar.
Na média, 27% das calorias ingeridas pelas crianças e adolescentes antes do estudo eram provenientes do açúcar. Durante o teste, esse índice caiu para apenas 10% (em parte por causa das frutas, que eles continuaram comendo).
Fonte: Veja SP
Os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025 e da 1ª…
As retiradas em contas de poupança ao longo de novembro de 2025 superaram em R$…
Para 3,1 milhões de moradores de favelas brasileiras, a chegada de uma ambulância na porta…
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…
Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…
This website uses cookies.