Marília

Contrato é assinado e obra do novo HMI deve começar neste mês

Superintendente do HC/Famema, Paloma Libânio, assina contrato de construção do novo Hospital da Criança e da Mulher (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

Foi assinado na tarde desta quarta-feira (17) o contrato para a construção do novo Hospital Materno Infantil (HMI), cujo as obras devem começar ainda neste mês. O prazo para conclusão é de 720 dias.

O projeto prevê dobrar os atendimentos, principalmente em relação aos leitos de UTI Neonatal, que estão sempre com pacientes além da capacidade.

De acordo com Paloma Libânio, superintendente do HC/Famema, a construção do novo Hospital da Criança e da Mulher deve começar ainda em agosto. A ordem de início dos serviços será lançada no dia 25, sendo que a empresa responsável pela construção terá cinco dias para iniciar o trabalho, ou seja, até o dia 30 de agosto.

O novo hospital foi planejado para o crescimento na demanda para os próximos 20 anos. Paloma afirma que a UTI Neonatal do HMI estava atendendo com 200% da capacidade original, o que não dava segurança para o trabalho das equipes que atendem 62 municípios do Departamento Regional de Saúde (DRS-IX) de Marília.

“Como não temos como ter noção sobre o número de gestantes que necessitam de cuidados, era preciso fazer algo. Nosso atendimento estava sempre dobrando a capacidade, fazendo leitos extras, mas isso não dava a segurança necessária. Não posso pensar apenas na necessidade de hoje, mas na área da Saúde, precisamos pensar nos próximos 20 anos. Esse foi o nosso planejamento”, conta a superintendente.

Paloma afirma ainda que deve existir uma economia com a unificação das unidades e conta o drama de famílias que precisavam ser separadas para atendimento. “Quando acontece um acidente de trânsito, muitas vezes uma parte da família vai para o HC e outra parte para o HMI. Isso vai acabar com a unificação das unidades, pois todos vão estar no mesmo hospital. Vamos ter uma única portaria, um único sistema de imagem e tudo isso vai gerar economia, sem contar no deslocamento que muitas vezes era necessário e agora vai acabar.”

O Hospital da Criança e da Mulher vai contar com 220 leitos, distribuídos por cinco andares e possibilidade de ampliação no futuro. Serão dez mil metros quadrados de área construída, para atendimento de todas as necessidades dos pacientes.

A obra deve começar com a demolição de antigos prédios que antes abrigavam a superintendência do HC, na área em que será construído o novo Hospital da Criança e da Mulher. Atualmente, todo o complexo HC/Famema (HC e HMI) conta com 350 leitos. Com o novo hospital, a capacidade será aumentada em 150 leitos.

Daniel Safar de Oliveira, sócio da empresa Incorplan, que deve iniciar as obras do novo hospital ainda em agosto (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

Um dos sócios da empresa Incorplan, Daniel Safar de Oliveira, esteve presente na assinatura do contrato e revelou que a empresa tem especialização em obras hospitalares. Em Marília, a responsável pelo serviço vai atuar em três frentes.

Além da construção do Hospital da Criança e da Mulher, a Incorplan também vai atuar nas obras das radioterapias do HC e da Santa Casa de Marília. “Eu estou muito orgulhoso em fazer parte dessa obra, para uma equipe tão apaixonada. Trabalho muito nessa área e poucas vezes eu pude ver uma equipe tão apaixonada pela Saúde como essa daqui”, afirma Oliveira.

Paloma conta que sempre ouviu falar sobre planos e projetos para a construção de uma nova unidade – desde a época em que era estudante de Medicina na Famema – e, para ela, esse é um sonho que se torna realidade.

“Estou muito feliz. É um momento que a gente sonhou muito. Eu fui aluna da faculdade e sempre escutei falar sobre um prédio novo. Poder fazer parte disso é uma emoção sem tamanho. Então é um momento muito especial. Fico muito feliz. Precisamos tratar melhor a população, acolher melhor as pessoas. Esse é o propósito de todos que trabalham hoje aqui”, finaliza.

Paloma Libânio apresenta imagem de como ficará o Hospital da Criança e da Mulher (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

Alcyr Netto

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

9 horas ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

14 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

18 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

18 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

18 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

18 horas ago

This website uses cookies.