Marília

Contrato com a Citeluz cobre somente 10% da iluminação

Em vista aérea, iluminação nas avenidas João Ramalho e Mem de Sá, na zona Sul, se destacam (Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília)

A substituição da iluminação pública do sistema atual (vapor de sódio ou mercúrio) para a tecnologia LED – que muda drasticamente a qualidade e já contemplou algumas avenidas – ainda não está programada para toda a cidade. A previsão é migrar 10% do total de pontos de iluminação, nos próximos 12 meses.

Os outros 90% dos cerca de 30 mil pontos de iluminação estão nas ruas menos movimentadas, nos bairros. A responsabilidade por este sistema ainda é da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), embora a intenção da administração seja assumir o parque de iluminação completo do município.

A Prefeitura responde pelas praças, avenidas e algumas vias estratégicas, como por exemplo a rua Nove de Julho. É nestes pontos que o município tem autonomia para fazer a substituição.

Avenida Nelson Severino Zanbom, que liga a Tiradentes ao bairro Fragata e zona Sul (Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília)

Conforme mostrou o Marília Notícia, no final de agosto o município assinou contrato com a Citeluz Serviços de Iluminação Urbana Ltda. ao custo de R$ 11 milhões, pelo prazo de 12 meses.

A empresa assumiu a modernização, cadastro e manutenção preventiva e corretiva do parque de iluminação – mas apenas o que está sob responsabilidade da Prefeitura.

O serviço corresponde a 3 mil pontos de iluminação, mas o total de lâmpadas passa dessa quantidade, já que em vários destas luminárias existem mais de uma “pétala”, como são chamadas as estruturas de iluminação pública.

Melhoria na iluminação amplia segurança nas avenidas (Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília)

Fonte da administração afirma que já está em andamento uma reivindicação da Prefeitura de Marília para assumir todo o parque de iluminação do município.

Os técnicos da Prefeitura dizem ainda que estão atentos a qualidade dos serviços, para eventual renovação de contrato ou contratação de nova empresa, visando dar sequência a troca no sistema de iluminação.

A nova iluminação já chegou às avenidas Tiradentes, Sigismundo Nunes de Oliveira (zona norte), Severino Zambon (lateral do HC). Contemplou ainda parte da avenida José Camargo de Oliveira (Jardim Eldorado – Oeste), e Brigadeiro Eduardo Gomes (no Novo Horizonte – Leste).

Avenida João Ramalho, uma das mais movimentadas da zona sul (Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília)

O serviço está em fase de execução na zona Sul, contemplado as avenidas Mem de Sá, João Ramalho, Durval Menezes, Fernando Botelho Vilela e a BR-153. Serão 920 novas luminárias nesse circuito.

A Prefeitura informou que a empresa responsável pela iluminação vai lançar um 0800 para que os moradores possam encaminhar solicitações e informações sobre o sistema, em regiões já contempladas.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

1 hora ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

6 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

10 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

10 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

10 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

10 horas ago

This website uses cookies.