Marília

Consumidores bem resolvidos com o Uno vão sentir saudade

Carro bom e barato; Douglas, na próxima troca, vai pesquisar Uno mais novo e se manter na marca (Foto: Carlos Rodrigues/Marília Notícia)

O Uno preto, ano 1994, é o quarto carro que o carpinteiro mariliense Douglas Camargo da Silva, de 22 anos, teve desde que começou e dirigir.

É o segundo do mesmo modelo. A notícia de que a Fiat resolveu aposentar a série – já revitalizada na versão Vivace – causou certo espanto.

Quem gosta da economia que o compacto proporciona está, como Douglas, surpreso com a decisão da montadora italiana e nem um pouco incomodado em andar com um carro fora de linha.

“É econômico, me leva para todo lugar, resolve o que precisa resolver em termos de locomoção. A mecânica dele é barata. Quando for trocar, vai ser por um Uno mais novo”, afirma.

No Brasil desde 1984, o modelo caiu no gosto (e no bolso) do consumidor brasileiro. Carro para jovens… Para idosos… Primeiro carro… Carro para quem já cansou de gastar dinheiro com manutenção e deseja um transporte básico.

O velho “uninho” só ficou em baixa quando o país teve a ilusão do enriquecimento, durante a década de 2010, momento em que as exigências em relação ao desempenho e tecnologias começaram a invadir as concessionárias já nos modelos de entrada. Foi aí que a expressão carro popular acabou, praticamente, sem nenhum sentido.

Em 37 anos de história no Brasil, o Uno somou 4.379.356 unidades produzidas na fábrica de Betim (MG), de agosto de 1984 a dezembro de 2021.

O Fiat Uno teve apenas duas gerações. A primeira com desenho assinado pelo italiano Giorgetto Giugiaro inovou pelas dimensões e as linhas retas. A desconfiança em função do seu antecessor, o Fiat 147, logo acabaram e o carro foi amplamente aceito.

Em 2010, a montadora lançou o Novo Uno, que teve diversas estilizações, preservando o Mille entre as opções. Por fim, a Fiat anunciou no mês passado a série especial Ciao, que significa adeus, em alusão ao encerramento da produção do modelo.

O Uno Ciao conta com um grande pacote de equipamentos. Há plaqueta numerada em cada uma das 250 unidades. Computador de bordo e sistema de som com bluetooth e porta USB fazem parte da lista de facilidades, que evidentemente, custam, proporcionalmente, muito mais que todos os velhos primos da montadora italiana.

Uno Ciao; adeus em grande estilo (Foto: Divulgação/Fiat)

Siga nossas redes sociais:

Facebook/Instagram: @marilianoticia
WhatsApp: Clique aqui!
Telegram: Clique aqui!

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Polícia identifica vítima de atropelamento na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima foi arremessada para a pista do sentido contrário e teve a morte confirmada no…

19 horas ago

Marília reestrutura Serviço de Inspeção Municipal e reforça controle de alimentos em 2025

O SIM de Marília está reestruturado, fiscalizando toda a cadeia de produção animal. Segurança alimentar…

24 horas ago

Danilo da Saúde destaca que reforma da USF Parque dos Ipês garante cuidado mais eficiente

A 11ª obra entregue na Saúde, a USF Parque dos Ipês, foi totalmente reformada após…

24 horas ago

Governo atualiza regras do BPC e reforça exigência de revisão cadastral em 2025

Beneficiários devem manter cadastro atualizado e seguir notificações do INSS para evitar bloqueios (Foto: Divulgação)…

24 horas ago

Copa de 2026 tem grupos definidos e Brasil estreia em 13 de junho contra o Haiti

Definidos os grupos da Copa do Mundo 2026 nos EUA, México e Canadá. O torneio…

1 dia ago

Nebulização com larvicida reforça ações de combate ao aedes em Pompeia

Pompeia intensifica o combate ao Aedes aegypti (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Pompeia iniciou a…

1 dia ago

This website uses cookies.