Marília

Construtora acusa Daniel de ‘emperrar’ loteamento

Processo da Graphite tramita pela Vara da Fazenda Pública; quebra do princípio de isonomia (Foto: Arquivo/Marília Notícia)

A lentidão na liberação de loteamentos protocolados na Prefeitura de Marília desde 2017, levou o proprietário de uma construtora a ingressar na Justiça com mandado de segurança, acusando o prefeito Daniel Alonso (PSDB) de abuso de poder.

O pedido de intervenção judicial corre na Vara da Fazenda Pública de Marília e já envolve três diferentes empreendimentos da Construtora Graphite. O principal deles – mais antigo à espera de aprovação – é o Jardim Damasco IV.

A defesa aponta demora proposital do município, exigências indevidas e falta de justificativa em protocolo de reclamação (pela demora). Faz ainda comparação com empreendimentos de outra empresa, aprovado em 90 dias, apontando falta de “isonomia” e “impessoalidade” do prefeito de Marília.

O Jardim Damasco IV prevê 85 lotes e está projetado desde 2013. A empresa afirma já ter cumprido todas as obrigações, incluindo projeto urbanístico, sistema de esgoto sanitário, sistema de água potável e drenagem.

“Na verdade, trata-se de claro abuso de poder pelo prefeito municipal de Marília o fato da não aprovação em definitivo do projeto de loteamento a ser empreendido pelo impetrante com a recusa de edição de decreto para o fim colimado, visto que já foram cumpridas todas as determinações dos setores técnicos municipais e estaduais”, aponta a defesa da Graphite.

A empresa garante ainda “não haver qualquer justificativa para a manutenção da interrupção do processo, que se encontra paralisado há dois anos e seis meses”.

O empresário reclama de ter sido ignorado após protocolar o pedido de “Esclarecimento do Motivo do Atraso da Aprovação Definitiva do Loteamento Jardim Damasco IV”, que acabou arquivado sem nenhum tipo de resposta.

Novas exigências

A empresa contesta novas exigências que surgiram no decorrer da tramitação do projeto, como a perfuração de um poço profundo e construção de um reservatório de água.

Inicialmente o empreendimento tinha autorização para ser interligado no sistema já existente do Jardim Damasco II – poço e reservatório – mas com a revalidação da Certidão de Diretrizes do Daem (vencida durante o longo processo) surgiram as novas exigências.

A Graphite alega que já perfurou poço profundo no bairro ao lado, inclusive com construção de reservatório ainda inoperante.

Em relação à Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília (Emdurb), a construtora reclama da exigência de construção de uma avenida em outro bairro (Jardim Florença), cerca de dois quilômetros distante e sem relação com as novas moradias.

A Prefeitura de Marília já propôs acordo para extinguir o processo, mediante a expedição de decreto de aprovação do loteamento Jardim Damasco IV.

Porém, a negociação foi frustrada, já que a empresa aponta, como dito, lentidão injustificada, abuso e quebra de princípio de isonomia para seus negócios em outros dois empreendimentos que seguem emperrados.

O processo, que teria audiência neste mês, foi protelado para julho, devido à pandemia do novo coronavírus.

Outro lado

Em resposta, Daniel Alonso disse ao Marília Notícia que “enquanto for prefeito, não vai permitir loteamentos sem completa infraestrutura de urbanização”.

E acrescentou. “Doa a quem doer. Melhor doer nos empresários, do que no povo de boa fé. Temos dezenas de empreendimentos na cidade com problemas crônicos que foram aprovados no passado sem critérios”.

O prefeito mencionou, como exemplos, problemas de infraestrutura em ruas do Nova Marília 4 (zona Sul) e falta d’água no bairro Santa Antonieta (zona Norte).

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Produção científica leva Unimar ao topo de participação no principal congresso jurídico

Evento reuniu pesquisadores de diferentes regiões do país (Foto: Divulgação) A Universidade de Marília (Unimar)…

2 horas ago

Marília garante R$ 1 milhão em nova emenda para ampliar investimentos na saúde

Gestão destaca reformas concluídas, novas unidades em construção e reforço de verbas federais (Foto: Divulgação)…

2 horas ago

Administração de Pompeia reforça transparência em balanço anual

Em uma live, prefeito Diogo Ceschim e sua equipe anunciaram o pagamento integral do 13º…

2 horas ago

Mutirão recolhe três caminhões de inservíveis de distritos de Tupã

Ação do “Tupã Mais Limpa” passou por Universo e Parnaso e segue neste sábado em…

2 horas ago

Dani Alonso é homenageada ‘Personalidade que faz a Diferença’

Momento de reconhecimento da deputada (Foto: Divulgação) A Fundação Brasileira de Marketing contemplou a deputada…

2 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

2 horas ago

This website uses cookies.