Rodrigo Garcia (PSDB) anunciou autorização do concurso para a Polícia Civil de São Paulo (Foto/ Divulgação)
O governador Rodrigo Garcia anunciou nesta sexta-feira (9), na capital, a contratação de 3,5 mil policiais civis e técnico-científicos. Esse é o maior concurso público da história da Polícia Civil de São Paulo. A autorização para contratação foi publicada ontem no Diário Oficial do Estado. A expectativa é que os novos policiais reduzam o déficit da Polícia Civil em Marília e todo território paulista.
“O Governo de SP tem tido vitórias importantes contra o crime organizado, com a prisão de traficantes importantes. Aqui em São Paulo, quem tem que ser valorizado é a polícia, não o crime. A glamourização é da polícia e não do crime. Quem vai amarelar é o crime, não a Polícia de São Paulo”, disse Rodrigo Garcia.
A medida autoriza a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Polícia Civil e da Superintendência da Polícia Técnico-Científica, a contratar 1.333 escrivães, 1.250 investigadores, 552 delegados, 249 peritos criminais e 116 médicos-legistas.
É autorizado ainda as secretarias de Governo e de Orçamento e Gestão a deliberar sobre a distribuição dos quantitativos de vagas a serem providos, sendo parte mediante ampliação das vagas nos concursos em andamento e parte em concursos novos.
O delegado seccional de Marília, Wilson Carlos Frazão (Foto: Marília Notícia/Arquivo)
Em Marília, há anos a Polícia Civil trabalha com déficit de efetivo, mas os indicadores criminais são considerados satisfatórios. O delegado seccional de Marília, Wilson Carlos Frazão, não pôde revelar dados do efetivo por motivos de segurança, mas destacou que os crimes caíram na cidade por causa do intenso trabalho policial.
“Os crimes diminuíram em razão do trabalho policial. Trabalho preventivo, de investigação, responsabilização e prisões. Há déficit, mas por questões de segurança não podemos divulgar. Apesar disso, temos concursos em andamento e estes novos, que estão autorizados. Esperamos receber mais pessoal e assim dar uma resposta ainda melhor do que fazemos hoje”, afirma o delegado.
O delegado seccional de Marília afirmou que 100% dos investigadores e delegados de Marília receberam novas armas de fogo. As novas pistolas, de calibre 9 milímetros e ponto 40 já foram entregues aos policiais civis.
“Não posso divulgar a quantidade que veio para Marília, mas 90% do nosso efetivo operacional já estão utilizando armas novas. Os recursos tecnológicos de hoje em dia ajudam muito e aceleram o processo de investigação. São exames de DNA, confrontos de digitais, análise de câmeras, de dados de telefonia e de telemática, mas temos que ter pessoal para isso e precisamos de gente cada vez mais capacitada”, diz Frazão.
CONCURSOS
Além do provimento destas 3,5 mil vagas, as polícias já têm concursos em andamento para preencher outros 8.559 cargos, com nomeação e posse previstas a partir de dezembro deste ano.
Para a Polícia Militar, serão selecionados 5,4 mil soldados e 220 oficiais. Para a Polícia Civil, 1,6 mil escrivães, 900 investigadores e 250 delegados; e para a Superintendência da Polícia Técnico-Científica, 189 médicos-legistas.
Desde 2019, o Governo do Estado contratou 14.496 policiais, sendo 11.157 militares, 2.574 civis e 765 técnico-científicos. Todos já estão em plena atividade, reforçando a segurança no Estado.
Além da informação sobre a autorização do concurso, a Polícia Civil revelou ter entregado mais de 10 mil pistolas Glock em todo o Estado de São Paulo.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.