Marília

Comus cobra reposição de frota de ambulâncias e atraso de ESF

Veículos recém-adquiridos pelo município atendem programa de renovação da frota, segundo informou Saúde (Arquivo/Marília Notícia)

O Conselho Municipal de Saúde (Comus) reiterou seu pedido de urgência ao prefeito Daniel Alonso (sem partido) para melhoria no transporte sanitário oferecido pelo município por sua Central de Ambulâncias.

A solicitação consta entre as diversas deliberações da reunião ordinária do conselho realizada no último dia 1º e publicada na edição desta quinta-feira (9) no Diário Oficial do Município de Marília (Domm).

O Comus pede a reposição dos veículos destruídos em um incêndio em setembro de 2022 e denuncia “frota velha totalmente danificada circulando com pneus em péssimas condições de uso em rodovias perigosas que circundam o município”.

Incêndio em garagem da Prefeitura de Marília em 2022 destruiu pelo menos quatro veículos, segundo nota oficial (Foto: Arquivo/Marília Notícia)

Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde informou que 66 de seus 128 veículos de sua frota foram adquiridos há mais de dez anos, “mas em boas condições de uso”. “As manutenções preventivas e corretivas são realizadas constantemente”, afirmou.

Ainda segundo a pasta, o incêndio destruiu um veículo furgão e três para passageiros. “Em outubro de 2023 foram adquiridos três veículos novos, um furgão e dois passageiros, como parte da renovação da frota”, informou.

GOTA DE LEITE

O Comus solicitou às secretarias da Fazenda e de Planejamento Econômico do município informações e documentos sobre a finalização ainda pendente do chamamento do Programa de Estratégia da Saúde da Família (ESF).

Nova contratação de gestão da Estratégia Saúde da Família (ESF) em Marília aguarda resposta a dúvidas de ordem trabalhista (Foto: Arquivo/MN)

“O retardamento pode ocasionar o não repasse de recursos do Governo Federal”, alertou o conselho. Em setembro deste ano, a Prefeitura de Marília confirmou a contratação da Maternidade Gota de Leite para o gerenciamento da ESF.

A entidade já oferecia o serviço através de outro contrato. Ao MN, a Saúde informou que a nova contratação “está em processo, aguardando definição sobre a questão salarial com o Ministério Público do Trabalho (MPT)”.

APROVAÇÃO

Entre as demais deliberações, o Comus aprovou proposta de construção de novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nos bairros Parque das Nações e no Marina Moretti, na zona norte; Nacional, na sul; e Cavallari, na oeste.

O Comus reiterou, no entanto, pedido de envio de cronograma de reforma nas UBSs atuais. O conselho também manifestou seu apoio à instalação de uma unidade odontológica móvel em veículo a ser adaptado para atendimento em áreas remotas do município.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Rodrigo Viudes

Recent Posts

Poço profundo de Lácio (PG-08): tecnologia, investimento e segurança hídrica para Marília

Novo Poço de Lácio (PG-08): resultado palpável e água potável (Foto: Divulgação) O abastecimento de…

7 horas ago

Primeira audiência do caso Rafael Pascon dura o dia e deve ser retomada nesta sexta

Rafael Pascon está preso desde outubro do ano passado na Penitenciária 2 de Gália (Foto:…

8 horas ago

Esquema que chegou a abrir loja em Marília colapsa e deixa vítimas

Negócio supostamente ligado à tecnologia removeu fachada às pressas, segundo vizinhos (Foto: Marília Notícia) Um…

12 horas ago

Nova UBS pode beneficiar cerca de 10 mil moradores da zona norte

UBS deve beneficiar cerca de 10 mil moradores dos bairros Parque das Nações e Marina…

13 horas ago

Obra da Emei Altos do Palmital avança e deve ser entregue até março

Unidade foi vistoriada pela secretária e prefeito (Foto: Divulgação) A construção da nova Escola Municipal…

13 horas ago

Filme ‘O Agente Secreto’ é indicado para quatro categorias do Oscar

O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente a Melhor…

13 horas ago

This website uses cookies.