Carlos Rosa, o “Guto”, é nascido e criado em Pompeia (Foto: Divulgação)
Pompeia (distante 31 quilômetros de Marília) foi mais uma vez lembrada e reverenciada como celeiro de grandes campeões no maior rodeio do país, encerrado no último domingo (28), em Barretos.
O competidor Carlos Rosa, o ‘Guto’, nascido e criado em Pompeia, foi o grande vencedor da categoria ‘bareback’.
Muito tradicional nos EUA, onde é popular desde 1930, chegou ao Brasil apenas na segunda metade da década de 1990.
Essa prova de montaria é considerada uma das mais radicais do rodeio. Um dos motivos é que não há sela nem estribos, só o cowboy e o cavalo.
Outra característica do esporte é que o peão deve estar deitado no dorso do cavalo e sua única segurança é poder segurar em uma alça de couro que fica solta no animal.
O peão deve ficar por oito segundos em cima do cavalo e a nota é decidida baseada na técnica do competidor e na dificuldade que o animal pode trazer.
“Sempre morei em Pompeia, desde menino sonhei em ser um competidor em rodeio. Comecei a treinar em Júlio Mesquita, na Fazenda do Peter. Hoje treinamos em Barretos na Pro Horse. Para o resultado vir, a dedicação tem que ser constante, inclusive na parte física. Treino seis vezes por semana e mesmo que não tenha rodeio, estou sempre pronto. Primeiro é sonhar, depois correr atrás e treinar duro”, comentou o campeão de Barretos.
Guto já venceu os rodeios de Lovell e Cody Stampede nos EUA e se prepara para voltar a competir na América do Norte em breve.
“Temos duas etapas da Pro Horse em Barretos em breve, depois uma competição em dezembro no Paraná e no ano que vem vamos para os EUA disputar a seleção para o rodeio The American”, acrescentou.
Guto que já voltou para Pompeia após a vitória em Barretos espera que as conquistas ajudem a popularizar o esporte na região.
“Essa modalidade é tradicional nos EUA, mas no Brasil são poucas competições de bareback. Por isso a meninada nova não procura muito o bareback, acabam preferindo a montaria em touros, que é mais popular. Talvez a gente consiga atrair novos adeptos para o esporte com mais competições acontecendo e na medida em que os vencedores sejam mais reconhecidos”, concluiu.
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.