Natália Figueiredo é nutricionista especialista em nutrição clínica e saúde da mulher (Foto: Divulgação)
A retenção de líquidos é um problema comum entre as mulheres e pode se tornar um grande obstáculo para quem deseja perder peso. Esse incômodo geralmente está relacionado a fatores como alterações hormonais, sedentarismo, consumo excessivo de sal e alimentos industrializados. Além de causar inchaços, a retenção de líquidos também pode contribuir para o surgimento de celulites.
A mudança do trabalho presencial para o home office também tem agravado a condição, pois reduz a movimentação corporal e faz com que muitas pessoas permaneçam longos períodos na mesma posição. Para aliviar o desconforto, uma solução natural e eficaz é o consumo de chás com propriedades diuréticas.
Embora diversos chás ajudem na eliminação de toxinas ao estimular a produção de urina, algumas ervas possuem propriedades específicas que potencializam o efeito.
Confira cinco receitas que auxiliam no combate à retenção de líquidos e promovem maior equilíbrio no organismo:
Benefícios: A cavalinha tem ação diurética e digestiva, sendo indicada para reduzir a ansiedade. O chá-verde é antioxidante e auxilia no metabolismo, promovendo saciedade. Modo de preparo: Ferva 500 ml de água e adicione uma colher de sopa de cada erva. Deixe tampado por cinco minutos para melhor aproveitamento dos compostos ativos.
Benefícios: O louro possui ação anti-inflamatória e digestiva, enquanto a casca do abacaxi é rica em vitamina C e tem efeito diurético. Modo de preparo: Ferva 500 ml de água com a casca do abacaxi, adicione uma colher de sopa de folhas de louro e deixe tampado por cinco minutos.
Benefícios: O dente-de-leão tem propriedades diuréticas e desintoxicantes, enquanto o gengibre é termogênico e auxilia na digestão. Modo de preparo: Ferva 500 ml de água com gengibre, adicione uma colher de sopa de dente-de-leão e deixe tampado por cinco minutos.
Benefícios: O hibisco melhora a função hepática e é diurético, enquanto o funcho (erva-doce) auxilia na digestão e promove saciedade. Modo de preparo: Ferva 500 ml de água, adicione uma colher de sopa de cada erva e deixe tampado por cinco minutos.
Benefícios: A carqueja melhora a digestão, combate a prisão de ventre e melhora a circulação sanguínea. A erva-mate auxilia no foco, na retenção de líquidos e na redução de gordura abdominal. Modo de preparo: Ferva 500 ml de água, adicione uma colher de sopa de cada erva e deixe tampado por cinco minutos.
Adotar hábitos saudáveis, como manter uma alimentação equilibrada, reduzir o consumo de sal e praticar atividades físicas regularmente, potencializa os efeitos dos chás e ajuda a reduzir a retenção de líquidos.
Mais informações podem ser obtidas com a nutricionista Natália Figueiredo no Instituto InMulti, na rua Carlos Botelho, 703, pelos telefones (14) 3433-6198 e (14) 9 9162-7550 ou pelo site [clique aqui].
***
Natália Figueiredo é nutricionista especialista em nutrição clínica e saúde da mulher (CRN-SP 58451)
Os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025 e da 1ª…
As retiradas em contas de poupança ao longo de novembro de 2025 superaram em R$…
Para 3,1 milhões de moradores de favelas brasileiras, a chegada de uma ambulância na porta…
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…
Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…
This website uses cookies.