Marília

Comitiva de Marcos Pontes visita área para implantação do Parque Tecnológico

Autoridades conferem projeto para instalação de Parque (Foto: Divulgação)

O prefeito Daniel Alonso (PSDB) e o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, o astronauta Marcos Pontes, visitaram na tarde desta segunda-feira (10) a área para a futura instalação do Parque Tecnológico de Marília.

O terreno, localizado no distrito de Lácio, tem cerca de 200 mil m², sendo que o investimento no Parque Tecnológico pode chegar a quase R$ 30 milhões – recentemente, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações abriu uma chamada pública que destina R$ 180 milhões para a implantação de parques tecnológicos no país.

Logo pela manhã, acompanhado pelo prefeito Daniel Alonso, o ministro iniciou sua agenda em Marília com uma visita à sede da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), onde foi recebido pelo presidente da entidade, Adriano Luiz Martins, e também conheceu a implantação de inteligência artificial, tema estratégico para a pasta.

Em seguida, o representante do governo federal participou da solenidade de inauguração do Ambiente de Inovação Connect Acim, que reúne o programa de aceleradora de empresas, incubadora de empresas, da área tecnológica e o instituto de pesquisa da Associação.

Autoridades municipais acompanham ministro em visita (Foto: Divulgação)

A cerimônia contou com a participação de diversas autoridades municipais. Além do chefe do Executivo, estiveram presentes o vice-prefeito Cícero do Ceasa (PL), os vereadores Marcos Rezende (PSD) – presidente da Câmara -, Elio Ajeka (PP), Ivan Negão (PSB) e Vânia Ramos (Republicanos); deputada estadual suplente Dani Alonso (PL); secretários municipais e diversos empresários.

Daniel Alonso lembra que Marília teve um dia especial e histórico. “Para todos nós é um privilégio receber a visita do ministro Marcos Pontes, com quem tive um encontro no mês passado em São Paulo, para a implantação do nosso Parque Tecnológico. De lá para cá, avançamos bastante, e a vinda do ministro já é um grande passo para a aproximação com a nossa cidade. Tenho certeza que ele sairá daqui impressionado com a organização e a mobilização de toda a sociedade organizada em promover ações de tecnologia e desenvolvimento. E os conselhos e orientações do ministro nos ajudarão muito neste processo.”

Encontro realizado na Acim (Foto: Divulgação)

Marcos Pontes destaca o encontro e o trabalho que tem sido realizado na cidade. “Cumprimos vários compromissos e o dia foi bastante positivo. O futuro do país depende da ciência, tecnologia e inovações. Não só o ministério, mas também a minha pessoa está à disposição e parabenizo o prefeito Daniel Alonso pelo trabalho que tem feito em Marília em todas as áreas, mas principalmente nessa luta pela implantação do Parque Tecnológico, que tem todo o nosso apoio.”

No início da noite, o ministro tem encontro com líderes, empresários e autoridades da região no auditório da Universidade de Marília (Unimar).

Ministro participa da inauguração do Ambiente de Inovação Connect Acim(Foto: Divulgação)

PARQUE TECNOLÓGICO

Um parque tecnológico é um ambiente em que estão instaladas diversas empresas de segmentos diferentes, mas que têm a tecnologia como ponto focal de seus negócios.

O que difere um parque tecnológico de um distrito industrial é uma gestão voltada à inovação, que estabelece estratégias para integração entre as empresas, com as instituições de ensino e pesquisa, além de serviços especializados para apoiar a competitividade e inovação das residentes neste ambiente.

Coletiva concedida em Marília (Foto: Divulgação)

MINISTRO

Marcos Cesar Pontes é um tenente-coronel da Força Aérea Brasileira (FAB), atualmente na reserva, engenheiro, astronauta e político brasileiro filiado ao Partido Social Liberal (PSL). Em outubro de 2018, ele foi eleito segundo suplente de senador na chapa encabeçada por Major Olímpio. Atualmente, é Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações do governo Jair Bolsonaro (PL).

Foi o primeiro astronauta brasileiro, sul-americano e lusófono a ir ao espaço, na missão batizada “Missão Centenário”, em referência à comemoração dos cem anos do voo de Santos Dumont no avião 14-bis.

Ministro visita área onde está sendo instalada microusina de energia fotovoltaica (Foto: Divulgação)

Em 30 de março de 2006, partiu para a Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave russa Soyuz TMA-8, com oito experimentos científicos brasileiros para execução em ambiente de microgravidade. Retornou no dia 8 de abril, a bordo da nave Soyuz TMA-7. Com o feito, Pontes tornou-se o primeiro brasileiro e quinto latino-americano a ir ao espaço.

De 2011 a 2018, atuou como embaixador da Organização da ONU para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO). Em 31 de outubro de 2018, Marcos Pontes aceitou o convite do presidente Jair Bolsonaro para ser ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações em seu governo.

Prefeito Daniel Alonso, Dani Alonso e ministro (Foto: Divulgação)

Vereadores e ministro (Foto: Divulgação)

Carolina Rolta

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

3 horas ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

8 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

12 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

12 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

12 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

12 horas ago

This website uses cookies.