Marília e região

Comércio lidera criação de vagas e garante saldo positivo em outubro

Comércio sustentou alta nas vagas de emprego em Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

O mercado de trabalho de Marília encerrou outubro com leve saldo positivo na geração de empregos formais, segundo dados do Novo Caged divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Foram registradas 3.385 admissões e 3.365 desligamentos, resultando na criação de 20 vagas com carteira assinada. Com isso, o estoque de trabalhadores formais no município atingiu 72.379 empregados.

Apesar do saldo modesto, o resultado indica estabilidade na empregabilidade local, mesmo diante das oscilações entre os principais setores econômicos. O comércio foi o segmento que mais contribuiu para o desempenho positivo do mês, com saldo de 102 postos — fruto de 1.036 contratações ante 934 demissões.

Na sequência, porém com desempenho negativo, aparecem a agropecuária, com saldo de -2 (18 admissões e 20 desligamentos); a indústria, com -14 (468 admissões e 482 desligamentos); e a construção civil, que encerrou o mês com saldo de -29 após 264 contratações e 293 desligamentos.

Dados divulgados sobre admissões e demissões em Marília (Imagem: Reprodução)

O setor de serviços, maior empregador da cidade, também registrou retração em outubro: saldo de -37 vagas, decorrente de 1.599 admissões e 1.636 desligamentos.

O levantamento mostra ainda diferenças relevantes entre os perfis de trabalhadores admitidos e desligados. Na divisão por faixa etária, os jovens foram os mais beneficiados. Trabalhadores de até 17 anos tiveram saldo positivo de 105 postos, enquanto o grupo de 18 a 24 anos somou 70 novas vagas.

A faixa de 25 a 29 anos manteve estabilidade, com saldo de duas vagas. Já entre os trabalhadores mais experientes, o movimento foi de retração: o grupo de 30 a 39 anos registrou saldo de -67; o de 40 a 49 anos, -41; o de 50 a 64 anos, -31; e os idosos com 65 anos ou mais encerraram o mês com saldo de -18.

Dados divulgados pelo Caged em Marília (Imagem: Reprodução)

O nível de escolaridade também influenciou o comportamento do mercado. O melhor desempenho foi registrado entre trabalhadores com ensino médio completo, que tiveram saldo positivo de 84 vagas. Quem possui ensino médio incompleto somou 23 novos postos, e aqueles com superior incompleto, 19.

Por outro lado, trabalhadores com menor escolaridade enfrentaram mais desligamentos que admissões. O saldo ficou em -40 entre os que têm fundamental completo; -21 entre os com fundamental incompleto; -43 entre os com ensino superior completo; e -2 entre analfabetos.

Na análise por gênero, o mês apresentou diferenças significativas. Enquanto os homens terminaram outubro com saldo negativo de 44 vagas, as mulheres encerraram o período com resultado positivo, somando 64 novos empregos formais. O dado reforça a tendência recente de maior estabilidade entre trabalhadoras no mercado de trabalho local.

Alcyr Netto

Recent Posts

CPMI do INSS convoca dono do Banco Master e governador Romeu Zema

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovou,…

13 horas ago

Brasil tem potencial para minerais críticos, aponta estudo do Ipea

O estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indica que o Brasil tem grande…

14 horas ago

App deve ajudar agentes públicos a trocarem informações de forma segura

Uma ferramenta de comunicação elaborada pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) ajudará agentes públicos e…

14 horas ago

Motorista capota carro na pista e veículo invade quintal de casa em Quintana

Toyota Corolla seguia no sentido do interior à capital (Foto: Mais Tupã) Uma motorista ficou…

15 horas ago

Comércio de Marília estende horário em dezembro para período do Natal

Comércio deve receber grande movimentação de clientes em Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) O comércio…

16 horas ago

Reunião alinha cronograma do 13º e rescisões de funcionários terceirizados da Educação

Funcionários da empresa terceirizada GF foram recebidos na Secretaria Municipal da Educação (Foto: Divulgação) A…

16 horas ago

This website uses cookies.