Marília

Começa a faltar vacina contra meningite em UBSs de Marília

UBS Costa e Silva é uma das que estão sem vacina contra meningite nesta quinta-feira (Foto: Arquivo)

Algumas Unidades Básicas de Saúde de Marília já estão sofrendo com a falta de vacina contra a meningite. Nesta quinta-feira (17) pelo menos duas delas – Costa e Silva e JK – não possuíam estoque.

A reportagem ligou em mais de 15 unidades e em algumas delas também houve falta nos últimos dias, mas a situação já foi normalizada.

Em setembro o mesmo problema já havia sido identificado, mas os estoques foram regularizados. Agora, a situação volta a preocupar em todo o Estado.

A meningocócica C doses é aplicada aos três e aos cinco meses de idade e é feito reforço aos 12 meses.

As crianças que aos 12 meses não receberam o reforço, podem tomar a segunda dose até os 4 anos de idade. Entre 12 e 13 anos é disponibilizada um dose única, que vale como reforço.

A Secretaria Municipal da Saúde informou ao Marília Notícia que recebeu comunicado da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo sobre desabastecimento das vacinas Meningócica C e DTP.

“Em Marília, a Sala Central de Vacina realiza a gestão dos recursos fornecidos da melhor maneira possível, para que as dificuldades enfrentadas pela população em casos como este sejam minimizadas”, afirma nota enviada ao site.

A pasta lembra que a imunização independe do território onde o cidadão reside. Ou seja, “caso a vacina procurada esteja indisponível na UBS/USF mais próxima, o usuário pode buscar o serviço em outra unidade do município”.

Entre 2008 e 2018 os hospitais de Marília foram ao menos 340 internações por conta da meningite, segundo o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSus). No ano passado os dados disponíveis vão de janeiro a novembro, quando foram registradas 18 internações.

As confirmações de notificações sobre a doença somam ainda mais casos. Os dados de 2018 ainda não estão disponíveis, mas entre 2008 e 2017 foram 632 casos confirmados da doença entre marilienses.

Resposta da Saúde 

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde informou “que a diretriz do SUS (Sistema Único de Saúde) define que a aquisição e distribuição de vacinas é de responsabilidade do Ministério da Saúde, ao qual compete também estabelecer os tipos de vacinas disponíveis na rede pública, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI). O Estado apenas redistribui doses das vacinas aos municípios”.

“Em 2018, foram solicitadas pela pasta ao Ministério cerca de 2,8 milhões de doses da vacina meningocócica C. Porém, foram enviadas 1,9 milhão, o que representa 67,8% do total, resultando na necessidade de redistribuição parcial em âmbito estadual. Durante o ano anterior, foram enviadas cerca de 38,7 mil doses de vacina à região de Marília.

A pasta dialoga com a nova gestão federal para abastecer a rede e outros quantitativos serão enviados tão logo ocorra a entrega de novas remessas.”

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Roubo à casa de empresários mira joias e termina com dois presos na região

Dupla armada foge em motocicleta, logo após o crime (Imagem: Divulgação) Dois homens foram presos…

4 horas ago

BC confirma corte da Selic em março, mas manterá juros restritivos

Banco Central sinalizou redução da taxa Selic no próximo mês (Foto: Arquivo/MN) O Banco Central…

4 horas ago

Vinicius volta a parcelar dívida com o Ipremm e débito chega a R$ 1 bilhão

Novo parcelamento de débito previdenciário da Prefeitura com Ipremm tem prazo de pagamento de 25…

4 horas ago

Vereador declara pobreza e é denunciado por falsidade ideológica em Vera Cruz

Vereador Evandro Nereu Gimenez afirmou que não fará acordo e pretende seguir com processo até…

4 horas ago

Ministro propõe força-tarefa para identificar deep fake nas eleições

O ministro do STF, Gilmar Mendes (Foto: Arquivo/MN) O ministro Gilmar Mendes, que atua como…

4 horas ago

Balança comercial reverte resultado positivo e encerra 2025 com déficit

Exportações de Marília tiveram redução em 2025 (Foto: Arquivo/Marília Notícia) O comércio exterior de Marília…

4 horas ago

This website uses cookies.