Marília tem se destacado como exemplo positivo na educação brasileira. Em 2024, 64,28% das crianças da rede pública do município estavam alfabetizadas na idade certa. O índice supera as médias nacional (59,2%) e do estado de São Paulo (58,13%), segundo dados alinhados ao Indicador Criança Alfabetizada do Ministério da Educação (MEC).
O cenário nacional também apresenta avanço. Em 2024, 59,2% dos alunos das redes públicas foram alfabetizados na idade certa. O número representa alta de 3,2 pontos percentuais em relação a 2023, quando o índice era de 56%.
Entre os 5.312 municípios avaliados, 3.096 (58%) registraram aumento no percentual de alfabetização. Dezoito estados também apresentaram melhoria.
Cidade projeta avanço contínuo até 2030
Marília acompanha essa tendência positiva. O município elevou sua taxa de alfabetização de 59,2% em 2023 para 64,28% em 2024. Com isso, além de superar as médias nacional e estadual, a cidade se posiciona entre os destaques do país.
Os melhores resultados de alfabetização em 2024 vieram de estados como Ceará (85,3%), Goiás (72,7%), Minas Gerais (72,1%), Espírito Santo (71,7%) e Paraná (70,4%).
O MEC, por meio do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), definiu metas progressivas para os próximos anos. A pasta pretende alcançar 64% em 2025 e 80% até 2030.
Marília já trabalha com metas próprias, ainda mais ambiciosas. A cidade projeta 65,94% para 2025 — acima da meta nacional — e segue com projeções crescentes: 69,12% em 2026, 72,13% em 2027, 74,95% em 2028, 77,58% em 2029 e 80% em 2030, alinhando-se ao objetivo nacional.
Indicador nacional
O Indicador Criança Alfabetizada baseia-se em testes que verificam se os alunos dominam habilidades básicas de leitura e escrita. Alcançar 743 pontos na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) indica que a criança é capaz de ler palavras, frases e textos curtos, localizar informações explícitas e fazer inferências simples.
O foco do CNCA é garantir a alfabetização de todos os alunos até o final do 2º ano do ensino fundamental. Além disso, busca recompor as aprendizagens de crianças do 3º ao 5º ano, afetadas pela pandemia.
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