Marília

Camarinha tenta candidatura mesmo com cerca de 700 processos

Camarinha mantém fala imprecisa sobre fatos objetivos e discurso que “joga para torcida” (Foto: Daniela Casale/Marília Notícia)

Vinte anos após sua última disputa eleitoral à Prefeitura de Marília e respondendo cerca de 700 processos judiciais, Abelardo Camarinha (Podemos) lança uma candidatura ao cargo do qual nunca se desapegou.

Na convenção partidária do último sábado (12), ele manteve a habitual agressividade e a estratégia de divulgar fake news. O pré-candidato apresentou alguns novos aliados. Porém, a retórica traz pouca novidade.

O ex-deputado chamou o empresário Daniel Alonso (PSDB) de estelionatário e “171” – menção ao artigo para o delito no Código Penal. Ele mencionou ainda o nome da empresa do prefeito várias vezes, numa nítida confusão entre o público e o privado.

Aos 68 anos, Camarinha falou por 48 minutos, em um local com pouca ventilação – em um dos dias mais quentes do ano. A rouquidão, natural na circunstância, tornou alguns trechos da fala quase incompreensíveis.

O ex-prefeito ‘levantou’ sua torcida com algumas frases de efeito como “nós vamos devolver a banana pra ele”, em alusão a cesta de alimentos que a Secretaria Municipal da Educação, sob governo de Daniel Alonso, disponibilizou para as famílias com crianças na rede municipal.

Camarinha – falando de si mesmo sempre em terceira pessoa – disse compreender a falta de apoio de parte da cidade e propôs uma divisão entre “quem precisa e quem não precisa” do governo.

“Esses ‘pó-de-arroz’ que não gostam do Camarinha, xingam o Camarinha, [é porque] nunca escutaram um discurso do Camarinha, nunca foram ver as obras do Camarinha. Eles não gostam do Camarinha porque não precisam do poder público”, disse.

Camarinha manteve a habitual agressividade e a estratégia de divulgar fake news (Foto: Daniela Casale/Marília Notícia)

Controle da comunicação

O político, que é dono de uma rádio e réu em processo que envolve a Polícia Federal e o extinto jornal Diário, atacou a imprensa. TV Tem e o próprio Marília Notícia foram os principais alvos.

O Jornal da Manhã também não escapou. “Ao invés de trazer a manchete ‘A convenção do povo’, trouxe lá: Emdurb vai notificar empresa de ônibus. O prefeito pega o telefone, liga para a circular e determina o que ele quer. Eu estou mandando fazer isso. Quem manda no contrato de concessão é chefe do Executivo”, disse.

O político prometeu que vai “reabrir” o gabinete do prefeito para atender demandas de serviços públicos.

“Vamos novamente abrir a porta do gabinete para o povo. Para os que precisam de um caminhão de mudança, um caminhão de terra, receita médica, orientação jurídica”, prometeu.

Pandemia

Sobrou críticas também para o gerenciamento da crise do coronavírus pelo prefeito Daniel, em relação à gestão política.

“Ele não tem força nenhuma para peitar ninguém. Ele não tem moral nenhuma com o governador. Devia ter ido humildemente falar com o governador, mas acabou levando Marília a mais 20 ou 30 dias de suplício”, disse.

Com a estratégia de fazer confusão de fatos, em vários momentos, Abelardo divulgou informações falsas (Foto: Daniela Casale/Marília Notícia)

Mistura de fatos

Com a estratégia de fazer confusão de fatos, em vários momentos, Abelardo abandonou qualquer compromisso com a realidade. Ele disse que, entre os “dois mil concursados que Daniel contratou, não foi contratado nenhum médico”.

Na verdade, entre os anos de 2013 e 2016 – governo do ex-prefeito Vinicius Camarinha – não foi feito nenhum concurso público para contratação de médicos em Marília.

No final de 2019 e início desse ano, a Prefeitura convocou, após concursos, 19 médicos, entre clínicos e especialistas. As convocações foram publicadas em Diário Oficial.

O ex-prefeito Camarinha também cria confusão de fatos ao afirmar que o governo Daniel não construiu escolas. Nos bairros Maracá e Montana foram duas, com licitação e contrato de obras iniciados e concluídos na atual gestão.

Na retórica do político, algumas falas também constrangem seus próprios aliados. Ele acabou expondo o filho ex-prefeito, neste sábado, ao afirmar que depois dele “nenhum prefeito efetuou o pagamento em dia das obrigações com o Instituto de Previdência”.

Camarinha também abusa da falta de informação de parte da população. Em meio à convenção, ele ‘entrevistou’ pessoas que teriam “estudado na Legião Mirim e na Juventude Católica”, segundo ele, extintas por Daniel. Na verdade, as instituições nunca pertenceram ao Poder Público.

Danilo Bigeschi, vereador investigado por corrupção, defende Camarinha em evento (Foto: Daniela Casale/Marília Notícia)

Costuras políticas

Embora ex-tucano, o vice, Paulo Alves não chegou a ser um aliado de Alonso. Em 2016, inclusive, ele envolveu-se em polêmica interna na legenda, supostamente para melar a candidatura do empresário.

Durante a convenção deste sábado, Camarinha apresentou algumas surpresas, incluindo ex-aliados de Daniel que mudaram de lado, nos últimos tempos.

O ex-prefeito também teve ao seu lado ex-candidatos que concorreram pelo plantel de Alonso em 2016, como Fábio Alves Cabral, o Fábio Protetor – impedido por dupla filiação.

No palanque de Abelardo também teve espaço o vereador Danilo Bigeschi, ex-assessor e secretário da Saúde, envolvido no escândalo dos tablets. Coube ainda ao vereador Maurício Roberto (Progressistas), que ao longo do governo Daniel encontrou lugar seguro em cima do muro.

O médico e ex-deputado Sérgio Nechar, que já enfrentou Camarinha politicamente em algumas momentos da carreira política, também participou e declarou apoio.

Camarinha aposta também em lideranças evangélicas de partidos como Republicanos (Vânia Ramos) e PSC (vereador Marcos Custódio), que fazem pouco barulho fora de suas denominações, mas, segundo fontes do Marília Notícia, têm grande potencial de votos no público interno.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

38 minutos ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

38 minutos ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

48 minutos ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

51 minutos ago

Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029

Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…

2 horas ago

Vídeo: com mega estrutura de lazer, Bild entrega oficialmente o Villá

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

2 horas ago

This website uses cookies.