Esportes

COI cita reabilitação ao justificar atleta condenado por estupro nos Jogos

A presença do jogador de vôlei de praia holandês Steven Van de Velde nas Olimpíadas de Paris tem causado controvérsia por conta de uma condenação por estupro. A decisão do Comitê Olímpico da Holanda e do COI foi de mantê-lo na competição, embora isolado.

Neste sábado, o diretor de comunicação do COI, Mark Adams, citou a reabilitação como justificativa para não ter havido veto ao atleta nos Jogos. Ele lembrou que foram tomadas medidas para isolar o jogador do restante do ambiente olímpico.

“Acho que caracterizar como confortável e feliz não seria correto (a reação do COI. Deixamos claro que tivemos uma longa conversa com o comitê de Holanda. Vi a declaração dele: esse crime ocorreu há 10 anos atrás, um grande processo de reabilitação ocorreu. Há proteção forte. Eu acredito que ele nem vai ficar na Vila. Sentimos que o Comitê da Holanda explicou sua decisão. Confortável, feliz… Pode caracterizar como quiser (a reação do COI), mas sentimos que a declaração deles foi correta. E vamos continuar com a situação como está”, disse Adams.

Van de Velde foi condenado por estupro em 2016 na Inglaterra. Holandês, ele conheceu uma menina de 12 anos nas redes sociais e voou até o país onde fez sexo com ela, o que é considerado estupro de vulnerável. Foi condenado a 4 anos na prisão.

Transferido para a Holanda, sua pena foi adaptada para as leis do país. Ele saiu da prisão depois de pouco mais de um ano.

Agora, com 29 anos, ele já admitiu, em entrevista à mídia holandesa, que cometeu um “grande erro”. “Não posso reverter, então, vou ter que lidar com as consequências”, disse ele, ao canal NOS.

O Comitê Holandês decidiu que ele não ficaria na Vila Olímpica, nem próximo de outros atletas. Pelas regras olímpicas, o COI poderia vetar a sua presença se quisesse. Mas, após consulta ao comitê, decidiu não agir e deixa-lo jogar. A estreia do holandês é no domingo.

***

POR RODRIGO MATOS

Folhapress

Recent Posts

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

4 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

4 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

4 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

4 horas ago

Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029

Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…

5 horas ago

Vídeo: com mega estrutura de lazer, Bild entrega oficialmente o Villá

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

5 horas ago

This website uses cookies.