As contas de 2015 da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Marília (Codemar) foram julgadas irregulares pelo auditor Alexandre Manir Figueiredo Sarquis, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).
Entre os motivos está o não pagamento de dívidas que ultrapassam R$ 3 milhões com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado na semana passada e no período analisado pelo órgão fiscalizador o responsável pela gestão era Rogério Alexandre da Graça, nomeado pelo então prefeito Vinicius Camarinha (PSB).
A lista de problemas apontadas pelo TCE é longa, envolve também resultados contábeis e financeiros negativos em 28,6%, descumprimento da ordem cronológica, cargos em comissão em desconformidade com a legislação e atraso em rescisões trabalhistas.
Outras irregularidades envolvem ausência de recolhimento de encargos sociais e não atendimento às recomendações do órgão fiscalizador. Também não teriam sido feito esforços para recebimento de dívidas.
“Entendo que, apesar do comprometimento de saneamento econômico-financeiro iniciado pela Codemar, as contas do exercício de 2015 encontram-se eivadas de máculas graves o suficiente para o seu total comprometimento”, afirmou o auditor.
Pelo terceiro ano consecutivo a empresa experimentou um déficit orçamentário, aponta o membro do TCE, “correspondente a R$ 1.892.245,15, levando ao aumento da situação desfavorável do Patrimônio Líquido”.
“Os índices de liquidez evidenciam a extrema dificuldade da Companhia em saldar seus compromissos, se traduzindo num elevado e progressivo quociente de endividamento”, falou.
Outro lado
A defesa da Codemar alegou no processo do TCE que encara dificuldades financeiras por conta de “gestões anteriores” e se comprometeu a regularizar os problemas apontados e atender as recomendações do órgão fiscalizador.
O então responsável pela empresa, Rogério da Graça, alegou que não foi “notificado pessoalmente e não possuía advogado constituído nos autos”. A reportagem não conseguiu contato com ele. O espaço está aberto para manifestação.
Casa de um dos irmãos do ministro, na zona oeste de Marília (Foto: Ramon Barbosa…
Vereador afirma que acesso dos agentes às casas é essencial para prevenção (Foto: Wilson Ruiz)…
Treinamento de equipe na RIC: transformação digital tem demonstrado que o atendimento virtual também se…
Hiago Santos foi morto com um tiro em Ocauçu (Foto: Divulgação) A Justiça de Marília…
Dois homens foram presos em flagrante na noite desta sexta-feira (23) durante uma ocorrência de…
Lance do empate entre São Bernardo e Marília (Foto: Lucas Daquino/MAC) O Marília Atlético Clube…
This website uses cookies.