Marília

Cobertura vacinal em bebês é a mais baixa em Marília

A cobertura vacinal de bebês menores de um ano é considerada baixíssima em Marília. A imunização das crianças vem caindo ano após ano desde 2015, mas a situação foi agravada na pandemia da Covid-19.

A taxa – que deveria ser de pelo menos 95% – está atualmente em cerca de 50%. As vacinas contra a febre amarela, poliomielite e rotavírus são as que registram os maiores déficits na cidade.

Segundo dados obtidos pelo Marília Notícia junto à Prefeitura, a pior situação atualmente é da vacina contra a febre amarela. Apenas 44,61% das crianças menores de um ano receberam o imunizante na cidade. A dose protege contra a doença hemorrágica viral, transmitida por mosquitos infectados. Os sintomas são febre, dor de cabeça, dores musculares, náusea, vômitos e fadiga.

Abaixo dos 50% de cobertura também aparece a vacina contra o rotavírus. Apenas 48,41% do público-alvo recebeu o imunizante, que protege contra infecções gastrointestinais causadas pelo vírus. Uma das principais causas da doença é diarreia grave.

A vacina contra a poliomielite inativada foi recebida por 48,59% das crianças menores de um ano em Marília. A pólio ou paralisia infantil é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca de pessoas infectadas.

A pentavalente foi aplicada em 51,1% do público-alvo. A pneumocócica 10 foi em 51,57% e a meningocócica C em 54,38% das crianças menores de um ano de idade.

De acordo com a enfermeira chefe da Sala de Vacina de Marília, Juliana Bortoletto, a situação tem sido agravada desde 2015, mas com drástico aumento na pandemia. A especialista acredita que, pelo fato de muitas doenças já estarem erradicadas no país, não existe uma sensibilização sobre os riscos, que são altos e graves.

“A cobertura vacinal vem baixa desde 2015 para algumas vacinas. A pandemia piorou o quadro, mas os pais não estão se conscientizando sobre a importância. Como muitas doenças são erradicadas por aqui, os responsáveis não valorizam importância da vacinação, já que não presenciaram óbitos”, conta.

A enfermeira acredita que todos que têm vivido este momento saberão da importância da vacinação contra a Covid-19, mas que as futuras gerações talvez não entendam por não terem presenciado o caos vivido nos últimos anos.

Juliana explica que a Secretaria Municipal da Saúde segue tentando conscientizar e sensibilizar os pais, mas revela preocupação com a possibilidade de retorno das doenças.

“Fazemos buscas e uma parceria com a Secretaria da Educação, exigindo a carteirinha em dia para a matrícula das crianças nas escolas. Como a cobertura ainda está baixa, nós estamos bem preocupados com uma possível reprodução de doenças, como a pólio, já erradicada no Brasil. Mas, com uma cobertura abaixo de 95%, a população fica vulnerável. Isso acarreta grandes riscos”, conclui.

Alcyr Netto

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

5 horas ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

10 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

14 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

14 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

14 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

14 horas ago

This website uses cookies.