Marília

Modelo para Bolsonaro, Chapecó tem 55% mais mortes que Marília

Prefeitura de Marília chegou a adotar estratégia casa a casa para garantir testes de Covid-19 (Foto: Divulgação)

Cidade eleita pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) como modelo de combate à pandemia, por uso de medicamentos sem eficácia comprovada contra a Covid-19, Chapecó (SC) tem população menor que a de Marília e soma 194 mortes a mais, o que representa uma mortalidade 55% maior.

Nesta segunda-feira (5), Bolsonaro disse que pretende visitar a cidade catarinense pelo “trabalho excepcional” contra a pandemia. O município, segundo o presidente, deu “liberdade” aos médicos para prescreverem o ‘tratamento precoce’.

Bolsonaro afirmou ainda que a cidade tem volume de internações por Covid-19 “próximo de zero”, informação que não condiz com boletim oficial divulgado pela Prefeitura do município.

Informativo oficial de Chapecó aponta nesta terça-feira (6) um total de 187 pacientes internados, sendo 121 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs), que estão 100% ocupadas, tanto na rede pública quanto privada.

(Arte: Divulgação/Prefeitura de Chapecó)

A situação é dramática na maior parte do Brasil, mas o município referência – para o mandatário – tem taxa de óbitos maior que a maioria dos municípios paulistas. Em Marília, com 240 mil habitantes, são 347 mortes. Chapecó soma 541 (55% a mais), com população menor – 224.013 moradores.

O chamado ‘tratamento precoce’ como política pública não evitou que a cidade tivesse, nesta terça-feira (6), 187 moradores internados, ante a 171 pessoas que vivem em Marília (8,55% a menos).

Com a falsa esperança do medicamento, propagada por políticos, o número de contaminados também é maior. São 34.116 confirmados em Chapecó, enquanto que Marília teve 17.644 testes positivos (48% menos casos).

KIT COVID

Vereadores em Marília têm relatado pressão para que o chamado kit covid seja oferecido aos pacientes com sintomas nas unidades de saúde do município.

Conforme o secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, os medicamentos que fazem parte da lista (cloroquina, hidroxicloroquina, ivermectina e outros citados em redes sociais) estão disponíveis no município. Ele disse ainda que nenhum médico está impedido de fazer a prescrição.

(Arte: Divulgação/Prefeitura de Marília)

No ano passado houve, inclusive, um protocolo que foi adotado pelo município, para que os médicos pudessem aderir à prescrição. Porém, apenas dois profissionais manifestaram interesse.

Nas unidades de saúde, onde eles estavam lotados, foi instalado equipamento de eletrocardiograma para monitorar pacientes submetidos ao tratamento.

“O que não podemos é obrigar o médico a prescrever um medicamento no qual ele não acredita”, disse o secretário durante reunião do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, onde o assunto foi abordado em março.

INCOERÊNCIA 

A taxa de óbito em Chapecó (SC) aumentou desde a posse do prefeito João Rodrigues (PSD). Até janeiro, o município somava 123 mortes pela doença. O aumento foi de mais de quatro vezes. Vale ressaltar que a escalada ocorreu em todo o Brasil.

Presidente omite que cidade teve restrições e atribui ao tratamento precoce à contenção – ainda em nível elevado – da pandemia na cidade (Foto: Divulgação)

Bolsonaro compartilhou vídeo em que o prefeito da cidade celebra a queda de internações e desativação de uma unidade de terapia semi-intensiva. Rodrigues atribuiu a redução à implantação de medidas como a indicação de ‘tratamento precoce’ contra a doença.

Entre as informações omitidas pelo prefeito e pelo presidente está a de que os índices só começaram a cair após a imposição de um lockdown, entre 22 de fevereiro e 8 de março.

Em fevereiro, diante do colapso no sistema de saúde, Chapecó decretou o fechamento do comércio, bares e restaurantes. Também foi determinado o “toque de recolher”, que chegou a ser questionado por Bolsonaro.

Confira os números atualizados hoje

População Marília: 240.590 habitantes
População Chapecó: 224.013 habitantes

Óbitos em Marília: 347
Óbitos em Chapecó: 541

Internações em Marília: 171
Internações em Chapecó: 187

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Poço profundo de Lácio (PG-08): tecnologia, investimento e segurança hídrica para Marília

Novo Poço de Lácio (PG-08): resultado palpável e água potável (Foto: Divulgação) O abastecimento de…

7 horas ago

Primeira audiência do caso Rafael Pascon dura o dia e deve ser retomada nesta sexta

Rafael Pascon está preso desde outubro do ano passado na Penitenciária 2 de Gália (Foto:…

8 horas ago

Esquema que chegou a abrir loja em Marília colapsa e deixa vítimas

Negócio supostamente ligado à tecnologia removeu fachada às pressas, segundo vizinhos (Foto: Marília Notícia) Um…

12 horas ago

Nova UBS pode beneficiar cerca de 10 mil moradores da zona norte

UBS deve beneficiar cerca de 10 mil moradores dos bairros Parque das Nações e Marina…

12 horas ago

Obra da Emei Altos do Palmital avança e deve ser entregue até março

Unidade foi vistoriada pela secretária e prefeito (Foto: Divulgação) A construção da nova Escola Municipal…

12 horas ago

Filme ‘O Agente Secreto’ é indicado para quatro categorias do Oscar

O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente a Melhor…

13 horas ago

This website uses cookies.