Marília

Circuito Sesc de Artes traz série de atrações a Marília

Cabaré da Mafalda (Foto: Imaginário Produções)

De 12 a 28 de agosto acontece o Circuito Sesc de Artes, promovido pelo Sesc São Paulo em parceria com prefeituras e sindicatos do comércio, serviços e turismo. Serão 85 ações artísticas e educativas em 14 roteiros que percorrem praças e parques durante três semanas.

A programação – para todas as idades e interesses – passa por 118 municípios da Grande São Paulo, interior e litoral paulista e conta com apresentações de teatro, dança e circo, shows musicais, oficinas, intervenções, vivências, ações literárias, cinematográficas, de artes visuais e tecnologias, envolvendo mais de 500 profissionais das artes de diversos estados do Brasil.

A região do ABC é uma das áreas que recebe um dos roteiros do Circuito: de 12 a 14 de agosto, respectivamente, os moradores de Mauá, Diadema e São Caetano curtem as atrações.

Na semana seguinte, o comboio de atividades chega em Itaquaquecetuba (19 de agosto), Salesópolis (20 de agosto) e Ferraz de Vasconcelos (21 de agosto). Garça (26 de agosto), Marília (27 de agosto) e Avaré (28 de agosto) fecham a viagem dos artistas que integram esse roteiro.

Telhado de Histórias (Foto: Maíra Araújo)

O Circuito Sesc de Artes chega aos municípios que fazem parte da área de atuação de unidades do Sesc com ações artísticas que buscam provocar novas percepções, reflexões e vivências. Com o intuito de fomentar, fortalecer e ampliar o espaço de diálogo e convivência, o respeito e a transformação social, a edição 2022 do Circuito Sesc de Artes intensifica o olhar para toda a diversidade de pessoas.

Durante um dia em cada município, os artistas realizam os espetáculos, shows e oficinas nas praças e parques com o objetivo de estimular o uso dos espaços públicos como lugares fundamentais para o convívio social e a troca de experiências e aprendizados, favorecendo os encontros e os afetos em uma perspectiva do desenvolvimento humano por meio da arte e da cultura.

PROGRAMAÇÃO

Renato Barboza e alguns artistas convidados por ele apresentam o Circuito de bolinhas: Engenhoca com bolinhas de gude, uma instalação em que os participantes criam circuitos de bolinhas com peças elaboradas a partir de materiais do cotidiano em totens com paineis perfurados. Mediadores auxiliam na manipulação desses paineis, estimulando a exploração do acervo de materiais reutilizáveis em busca de soluções aos desafios propostos.

O Grupo Experimental de Música – GEM (SP)  apresenta o Cine Concerto Interativo. De Santo André, o grupo, que se dedica à pesquisa e criação de sons e instrumentos com sucatas, cria uma trilha sonora ao vivo simultaneamente à exibição de trechos dos filmes “O Menino e o Mundo” (Alê Abreu), “Tempos Modernos” (Charlie Chaplin) e “Alice no País das Maravilhas” (Tim Burton).

Cine Concerto Interativo (Foto: Vanderlei Yui)

Em Cabaré da Mafalda, a palhaça Mafalda e sua excêntrica trupe fazem de tudo para que o espetáculo se realize, mas ele nem sempre sai como esperado! Os artistas garantem risos e confusão com seus números clássicos, cenas cômicas musicais e habilidades circenses.

Em Telhado de Histórias, o Grupo Raconto (SP)  usa uma tenda lúdica, com telhado de fitas e bolsos repletos de livros, para estimular as crianças à leitura. O público conhece diferentes histórias e reflete sobre elas, trocando impressões, além de explorar o inusitado espaço.

O SPBeATesSentiaLs (SP)  apresenta a vivência Fazendo Beats. Nela, o participante é convidado a conhecer o universo do beatmaking, aprendendo os fundamentos para a produção de um beat de qualquer estilo musical. Também serão abordados o contexto histórico, artístico e tecnológico, principais artistas, instrumentos e efeitos.
Inspirado na cultura dos sound systems, o baile Versando na rua: reggae em festa brasileira convida o público a celebrar clássicos nacionais e internacionais em versões ao vivo, com os vocais de Marietta Massarock e Monkey Jhayam.

A Carroça é Nossa, espetáculo do grupo maranhense Xama Teatro, é baseada na cultura popular do Maranhão. Quatro personagens partem em busca de um animal para puxar uma carroça que acreditam ser o veículo de transporte até seus sonhos. Durante a jornada, eles fazem descobertas sobre suas origens, percebem que seus destinos não se cruzaram à toa e que precisam desvendar um enigma que envolve a carroça.

Circuito de Bolinhas – Engenhoca com bolinhas de gude (Foto: Renato M. Barboza)

SERVIÇO
Circuito Sesc de Artes 2022
Roteiro 8

  • Garça – Dia 26 de agosto – Complexo Turístico Lago J.K. Williams – Rua Vinte e Sete de Dezembro, 394, Williams;
  • Marília – Dia 27 de agosto – 16h – Praça Maria Izabel – Centro;
  • Avaré – Dia 28 de agosto – Largo São João – Rua Rio de Janeiro, s/nº – Centro.

    Site: http://www.sescsp.org.br/circuitosescdeartes

Carolina Rolta

Recent Posts

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

44 minutos ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

44 minutos ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

54 minutos ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

57 minutos ago

Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029

Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…

2 horas ago

Vídeo: com mega estrutura de lazer, Bild entrega oficialmente o Villá

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

2 horas ago

This website uses cookies.