O primeiro cinema itinerante gerido por energia solar do Brasil será montado na Praça dos Skatistas, no Jardim Ouro Verde, em Ourinhos, com evento agendado para o próximo dia 14 de dezembro, a partir das 18h30.
O projeto CineSolar proporciona cinema ao ar livre, gratuitamente, com pipoca, diversão em família, sustentabilidade, ciências e tecnologia. Na telona serão exibidos curtas-metragens ambientais e a animação “Perlimps”. Entrada é livre e a exibição dos filmes conta com recursos de acessibilidade.
O CineSolar está em sua oitava edição e é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura pela Brazucah Produções e Ministério da Cultura, com patrocínio do Grupo CPFL Energia, que tem a State Grid como acionista majoritária. O evento conta ainda com o apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.
Segundo a idealizadora do CineSolar, Cynthia Alario, o cinema fica acoplado num furgão, uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.
“Apenas 9% das cidades brasileiras têm cinema. Além disso, ir ao cinema é um programa caro para as famílias que gastam com ingressos, transporte e pipoca. Neste contexto, o CineSolar é uma alternativa de programação cultural gratuita e ao ar livre para todas as pessoas. Afinal, assistir a filmes com os amigos é muito mais legal. E, no primeiro cinema do Brasil que funciona com energia limpa e renovável, é melhor ainda”, destaca Cynthia.
O veículo é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: as cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, incluindo a tela. “Suas luzes coloridas, a decoração de material reciclado e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) ensinam, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica”, complementa.
O Circuito CPFL 2024 está sendo realizado em 95 cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Ceará e Rio Grande do Sul. Além das sessões de cinema, que neste ano também contam com filmes que aproximam o Brasil da milenar cultura chinesa, serão promovidas 52 oficinas em escolas públicas, com linguagem audiovisual e técnica de animação em stop motion.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!
Um homem de 37 anos morreu após ser baleado por policiais militares na madrugada desta…
Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…
Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…
Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…
Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
This website uses cookies.