Marília

“Cidade Limpa” já coletou quase 200 toneladas

Zona Leste será atendida até quinta-feira (Foto: Divulgação)

A Operação Cidade Limpa, que começou na segunda-feira (23), chega nesta quarta-feira (25) à zona leste da cidade – Maria Izabel, Esmeraldas, Aeroporto, Altaneira, Colibri, Novo Horizonte, Santa Gertrudes e adjacências estão no roteiro. Nos dois primeiros dias, foram recolhidos cerca de 200 toneladas de materiais na região norte da cidade.

A população está sendo orientada a deixar objetos inservíveis em frente às casas (não são recolhidos galhos e entulhos de construção) até o próximo dia 31, de acordo com as datas e regiões. A iniciativa é da TV TEM, com realização da Prefeitura de Marília.

A limpeza da cidade é uma das ações da “Semana Nacional de Mobilização dos setores da Educação, Assistência Social e Saúde para o combate ao Aedes aegypti”. Além da dengue, o vetor transmite zika, chikungunya e febre amarela.

Por isso as ações não se restringem na limpeza pública. Em outras frentes de Educação em Saúde, o combate ao mosquito é tema em escolas, UBSs e USFs, Cras e demais unidades da pasta da assistência social de Marília.

A secretária municipal de Saúde, Kátia Feraz Santana, lembra que o combate ao Aedes é uma responsabilidade intersetorial, em todas as esferas do Poder Público. É também, na avaliação da gestora, um compromisso da sociedade civil organizada e de cada cidadão.

“Com esse engajamento, podemos construir uma situação de segurança em relação ao controle de vetores. Os investimentos estão acontecendo, as políticas públicas estabelecidas para esse combate está sendo executada e os protocolos técnicos cumpridos. Precisamos que a sociedade também participe desse movimento”, declarou a secretária.

INVESTIMENTOS

Durante o lançamento das ações, pelo prefeito Daniel Alonso, na segunda-feira (23), o chefe do executivo destacou os investimentos feitos pelo município na área. A cidade está realizando concurso com vagas para Supervisor de Saúde e Agentes de Controle de Endemias.

O município também contratou empresa especializada em nebulização e ações de combate a vetores, para reforçar as ações na temporada em que o risco de transmissão tende a ser maior (outubro/abril). A cidade também adquiriu veículos para a Vigilância Epidemiológica e a Divisão de Zoonoses.

Outra ação relevante foi a assinatura de convênio com a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), para a intensificação com trabalho dos agentes aos sábados, mediante remuneração para a atividade paga pelo Estado.

CURVA EPIDEMIOLÓGICA

Em todo o Estado, explica a supervisora de Vigilância Epidemiológica de Marília, Alessandra Arrigoni Mosquini, há alerta para possível aumento no número de casos de dengue entre 2017 e 2018. A preocupação dos especialistas é com os ciclos da doença (a cada dois ou três anos) que tende a mudar e apresentar pico.

“Para reduzir estes riscos, temos que evitar que o mosquito nasça. A ação de limpeza pública, acompanhada de Educação em Saúde e visitas domiciliares, reduzem significativamente o risco de uma epidemia. Além da dengue, temos que lembrar das outras doenças, que podem ter transmissão intensa no país. Por isso a importância de que todos colaborem”, disse Alessandra.

Confira abaixo as próximas datas do “Cidade Limpa”:

25 e 26 – Zona Leste

27 e 28 – Zona Oeste e Centro

30 e 31 – Zona Sul

Amanda Brandão

Recent Posts

Dublin Residence devolve R$ 2,2 milhões em economia de obra para os compradores

Dublin Residence ao centro, com London à esquerda, Zurich à direta e o Marselha e…

10 horas ago

Grave acidente em rodovia da região mata enfermeira de 32 anos

Vítima perdeu a vida após trágico acidente na SP-270 em Ourinhos (Foto: Artesp) Uma enfermeira…

16 horas ago

Cinco anos após tragédia, acusados de matar psicóloga durante racha são condenados

Maria Flávia morreu nesta madrugada (Foto: Divulgação) A Justiça de Assis condenou nesta quinta-feira (18)…

16 horas ago

Irmãos acusados de espancar jovem até a morte em Garça têm júri agendado

Gabriel foi barbaramente assassinado na frente da família, que foi impedida de agir pelo irmão…

16 horas ago

Dani Alonso e Capitão Augusto propõem fornecimento de caneta emagrecedora pelo SUS

Proposta está em tramitação na Assembleia Legislativa (Foto: Divulgação) A Deputada Estadual Dani Alonso (PL),…

16 horas ago

Dise apreende drogas escondidas em urso de pelúcia e apreende arma na região

Responsável pelo urso de pelúcia com drogas é investigado pela Dise de Tupã (Foto: Divulgação/Dise…

17 horas ago

This website uses cookies.