A Santa Casa de Paraguaçu Paulista (distante 78 quilômetros de Marília) voltou a ativar leitos para pacientes com Covid, a partir desta terça-feira (25).
A cidade é uma das primeiras da região reativar leitos de UTI e enfermaria para o tratamento da doença.
Cinco leitos clínicos e cinco leitos de UTI serão destinados para o tratamento de pessoas com síndromes respiratórias agudas graves (SRAGs) e Covid-19.
Os leitos ficarão disponíveis pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross) e atenderão pacientes de Paraguaçu e de todo o Estado, quando não houver disponibilidade nas unidades de referência regional.
Confira a íntegra de nota divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde do Estado, a pedido do Marília Notícia, sobre a reativação dos leitos:
O Ministério da Saúde é responsável pela autorização/habilitação de leitos de UTI. Porém, o Estado e municípios também seguem custeando leitos do tipo por conta própria, garantindo a assistência à população.
Com estes esforços, o número de UTIs no SUS de SP praticamente triplicou na pandemia, saltando de 3,5 mil para mais de dez mil. Foram ativados 111 leitos do tipo somente na região de Marília neste período. Além disso, a região conta com 105 leitos clínicos exclusivos para Covid-19.
Preventivamente, a Secretaria de Estado da Saúde desacelerou em janeiro qualquer redirecionamento dos leitos exclusivos para a assistência do coronavírus e, se necessário, ampliará a assistência exclusiva. Toda e qualquer medida adotada no Estado para enfrentamento da pandemia é precedida por análises técnicas junto ao Comitê Científico.
Os serviços estaduais do SUS seguem dedicados a garantir assistência adequada e oportuna a todos. A região de Marília conta com algumas unidades de referência para casos da Covid-19, como o Hospital das Clínicas de Marília, Hospital Universitário, Hospital São José de Herculândia, Hospital Beneficente de Maracaí, Hospital São Paulo de Rinópolis e as Santas Casas de Marília, Tupã, Adamantina, Chavantes, Florida, Paulista, Ipaussu, Lucélia, Osvaldo Cruz, Palmital, Ourinhos, Paraguaçu Paulista, Parapuã, Salto Grande, Santa Cruz do Rio Pardo e Hospital Jesus Maria José.
Vale ressaltar que a ativação de novos leitos não é prerrogativa exclusiva do Estado, mas também da União e das Prefeituras.
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.