+ Notícias

Ciclone mantém alerta do Inmet de tempestade para o Estado de São Paulo

Efeitos do fenômeno ainda provocam chuvas fortes e ventos intensos (Foto: Agência Brasil)

Tempestades associadas à passagem de um ciclone extratropical ainda ameaçam áreas dos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, segundo alerta divulgado nesta segunda-feira (12) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso laranja, de perigo, abrange principalmente a faixa litorânea dos três estados.

De acordo com o Inmet, o ciclone já começa a se afastar do continente em direção ao oceano, mas seus efeitos persistem, com previsão de chuvas intensas e ventos fortes. O órgão informa que os volumes de precipitação podem chegar a 100 milímetros por dia, acompanhados de rajadas de vento entre 60 e 100 quilômetros por hora.

No alerta, o Inmet orienta a população a evitar abrigo sob árvores durante rajadas de vento e a não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é recomendada a não utilização de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades.

O ciclone extratropical se formou na sexta-feira (9) e atingiu principalmente os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Diante da situação, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional informou ter promovido uma reunião de preparação com agentes estaduais e municipais de proteção e defesa civil, além de órgãos federais.

No Rio Grande do Sul, conforme dados da Defesa Civil, 18 municípios foram afetados pelo aumento do volume de chuvas e pelos ventos fortes, com registros de quedas de árvores, alagamentos e destelhamento de residências. Em Santa Catarina, a Defesa Civil estadual informou que 15 municípios registraram danos até esta segunda-feira, com 91 casas e cinco estruturas públicas atingidas.

No Paraná, o município de São José dos Pinhais registrou, no sábado (10), a passagem de um tornado. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o fenômeno foi classificado como F2 na escala Fujita, que vai até o nível 5, com ventos estimados em até 180 km/h.

A Defesa Civil do Paraná informou que o tornado atingiu cerca de 1,2 mil pessoas e danificou aproximadamente 350 residências. Duas pessoas sofreram ferimentos leves.

Agência Brasil

Recent Posts

Polícia Civil de Garça desvenda mistério de mulher desaparecida com quatro filhos

Policiais civis localizaram mulher com os filhos em cidade da região de Campinas (Foto: Polícia…

54 minutos ago

Segundo inquérito contra psiquiatra preso é prorrogado pela Justiça

Rafael Pascon dos Santos está preso preventivamente na Penitenciária de Gália (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…

3 horas ago

Prefeitura de Tupã prevê zerar fila de ressonância magnética ainda neste mês

Exames já foram realizados por meio de um mutirão organizado pela Prefeitura (Foto: Divulgação) A…

6 horas ago

Vitória de O Agente Secreto tem forte repercussão nas redes sociais

O filme brasileiro O Agente Secreto ganhou, na noite deste domingo (11), madrugada de segunda…

6 horas ago

Homem e bebê morrem em incêndio em apartamento na zona leste de SP

Os corpos de um homem e de um bebê foram encontrados no apartamento incendiado num…

7 horas ago

Governo federal lança nova versão da plataforma de informação, ComunicaBR

A Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República lançou nesta segunda-feira (12) uma…

7 horas ago

This website uses cookies.